Você, investidor do futuro

por Lala Évan

Em agosto de 2011, uma matéria do VALOR ECONÔMICO trouxe em uma de suas pautas o tema “O investidor brasileiro do futuro”. Ali, três perfis de investidor eram destacados: imprevidentes, desinformados e manipuláveis. Fico me questionando: o que mudou em 2019?

Ainda ignoramos conceitos básicos de educação financeira, nos habituamos a falar de aposentadoria, mas não fazemos nada de diferente para que nosso dinheiro trabalhe para nós no futuro.

Naquela época já tinham definido “Estratégia Nacional de Educação Financeira”, com o intuito de levar educação financeira às escolas de ensino médio fundamental, uma verdadeira constelação de instituições públicas e privadas com um único propósito. Você conseguiu perceber este movimento? Eu não...

Mas sei que existem várias ações isoladas, veladas e orgânicas, nesse sentido, que merecem não só serem ouvidas como praticadas. Decidi, então, trazer para nossos encontros algumas opções e saídas.

Aqui não vou falar de desemprego, pobreza, endividamento etc., mas sim de quais possibilidades e estratégias podemos adotar em nossa reinvenção financeira. Também como fazer o dinheiro trabalhar para um futuro que já está batendo à nossa porta.

Por fim, tratar da ressignificação do dinheiro em nossas vidas, trazendo aos nossos leitores novos aprendizados que já estão disponíveis no mercado.

E você, está pronto para ressignificar este tema?

Se estiver, acompanhe nossas próximas edições.


Matérias relacionadas: