Direto ao Ponto: Tirando da sombra os invisíveis

Entrevista: Maria de Lourdes Andrade Silva

por Lala Évan

27.10.2020

Eleições de 2020, aqui todos contam. Vamos dar voz a alguns candidatos com poucos recursos para concorrem às eleições para vereadores de São Paulo.

O Cidadão e Repórter, no cumprimento de sua missão de informar com total imparcialidade, está disponibilizando um espaço para ouvir os candidatos que estão na jornada das próximas eleições de 2020 na cidade de São Paulo. Traremos entrevistas de candidatos que nem sempre contam com recursos, quer sejam próprios ou de seus partidos, e costumam atuar localmente, conhecedores que são dos principais problemas de suas comunidades.

Nossa primeira entrevista é com a Sra. Maria de Lourdes Andrade Silva, 57 anos, conhecida na Vila Nova Esperança como Lia Esperança , comunidade onde moram cerca de três mil pessoas que compõem as 600 famílias de bairro da zona oeste de São Paulo, nas proximidades do município de Taboão da Serra.

Lia Esperança é moradora da comunidade Vila Nova Esperança desde 2003. Hoje é presidente da associação de moradores e quando chegou se inteirou de que havia um projeto de desocupação da área pois os órgãos governamentais alegavam que a mesma se situava em área de preservação ambiental.

No entender de Lia, o homem e a natureza devem conviver juntos, não tendo que tirar o ser humano de dentro da natureza e sim ensinar a ele conviver com a mata.

Hoje o trabalho de Lia, que aprendeu na prática sobre mobilização comunitária,​ alcançou muitos dos objetivos da Vila Nova Esperança, tornando-a uma comunidade modelo em sustentabilidade. Aprendendo a conviver com a natureza, hoje continuam na luta para transformar o espaço que já atingiu quase 100% de um perfil de Vila Ecológica , com vários projetos em andamento.

"Em todos os momentos declaram que não há verbas, mas fizemos muito com muito pouco, e precisamos mostrar que é possível", diz Lia. Em seu entender é preciso dar voz a projetos que ela entende que podem ser realizados, porque já passou pela experiência da concretização dos mesmos, saiu do sonho para a realidade. Com sua simplicidade , diz que “ter o melhor relacionamento possível desde que não precise perder seus ideais, seu compromisso com povo, sua personalidade, e seu caráter, pois eles não têm preço”.

Finalizamos nossa entrevista com a mensagem da Lia pedindo que analisem seus candidatos, os que querem continuar e os novos. "Não troque seu voto com ninguém. Vote consciente, não faça negócio com seu voto para ninguém”.


Revisão: Maite Ribeiro


Assista a entrevista: