Live de Cinema do Fest Aruanda recebe a cineasta Tizuka Yamazaki


Com mediação de Lúcio Vilar, conversa será transmitida pelo YouTube, no dia 17, às 18h.


Cleo Brito

12.11.2021

Depois de receber Luiz Carlos Vasconscelos, Paulo Betti, Braulio Tavares e Carla Camurati, o projeto Live de Cinema, do Projeto de Extensão Aruandando no Campus, encerra essa temporada com a cineasta Tizuka Yamazaki. Com mediação do professor e produtor do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, Lúcio Vilar, a conversa terá como tema "Os Caminhos da Liberdade no Cienma Brasileiro" e será transmitida, ao vivo, pelo canal do Fest Aruanda no YouTube às 18h, na próxima quarta-feira (17).

Tizuka Yamasaki

Formada em cinema e audiovisual na UNB - Universidade de Brasília e na UFF – Universidade Federal Fluminense, ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais no cinema, como: Encantados, Gaijin – Caminhos da Liberdade, Gaijin – Ama Me Como Sou, Parahyba Mulher Macho, baseado na história real da poetisa feminista Anayde Beiriz (interpretada por Tânia Alves), namorada de João Dantas, o assassino e rival político de João Pessoa, cuja morte foi o estopim para a mobilização armada da Revolução de 1930; entre outros.

Tizuka Yamasaki também dirigiu filmes voltados para o público infanto-juvenil na década de 90 como os principais filmes da apresentadora Xuxa Meneghel e o sucesso de bilheteria de 'Lua de Cristal'. Ela destacou-se profissionalmente no audiovisual como diretora de novelas, séries e minisséries para TV como: Kananga do Japão (TV Manchete), O Pagador de Promessas (TVGlobo), As Brasileiras - (TVGlobo), etc. Desde 1988, ministra cursos livres para atores e realizadores, além de palestrante em Universidades como a USP, Unicamp, Dartmouth College e Havard University USA, Universidade de Tokio, e jurada de Festivais no Brasil e no Exterior.

O projeto de extensão Aruandando no Campus, responsável pela Live de Cinema, é um braço do Fest Aruanda na Universidade Federal da Paraíba. O festival, neste ano, será realizado de 9 a 15 de dezembro de forma híbrida, na rede Cinépolis, no Manaíra Shopping e pela Plataforma Aruanda Play (on-line).


Matérias relacionadas


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.