Fest Aruanda recebe Paulo Betti


“LIVE DE CINEMA” com o ator de Teatro, Cinema e TV, autor, produtor, apresentador e diretor brasileiro PAULO BETTI - mediação de Lúcio Vilar.


Cleo Brito

12.10.2021

Ator de Teatro, Cinema e TV, autor, produtor, apresentador e diretor

O projeto Live de Cinema, do Projeto de Extensão Aruandando no Campus - Temporada 2021, foi aberto dia 1º de Julho com o ator e diretor paraibano Luiz Carlos Vasconcelos, no dia 12 de agosto com atriz, diretora e produtora Carla Camurati e em 08 de Setembro o projeto recebeu o grande escritor, compositor, letrista, poeta e dramartugo Bráulio Tavares. Agora, no mês de outubro será a vez do ator (Teatro/Cinema/TV), autor, produtor, apresentador e diretor PAULO BETTI, com mediação do professor e produtor do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, Lúcio Vilar. “Do Guerrilheiro Lamarca ao Blogueiro ‘Téo Pereira’ – Arte, Mídias e Cidadania” o mote da live que será transmitida, ao vivo, pelo canal do Fest Aruanda no YouTube às 18hs.

Descendente de italianos, PAULO BETTI, nasceu numa pequena casa na zona rural de Rafard, no interior do estado de São Paulo, tendo-se mudado com a sua família para a cidade de Sorocaba, ainda durante a infância. Foi casado com a atriz Eliane Giardini, entre 1973 e 1997, com quem tem duas filhas: Juliana (1977) e Mariana (1980). Em 2000 começou a namorar a atriz Maria Ribeiro, com quem foi casado entre 2001 e 2005 e chegou a fazer par romântico na telenovela Metamorphoses, tendo juntos um filho, João (2003). Hoje, Paulo divide a vida com a também artista Dadá Coelho.

No início de sua carreira, o artista foi premiado principalmente pela direção de peças de teatro. O reconhecimento como ator veio após papéis que fez no cinema. Em 1995, venceu o troféu APCA de melhor ator, pelo papel principal no filme Lamarca (1994). Também ganhou prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Gramado, após o personagem Henrique no filme Infância (2014). Do outro lado das câmeras, produziu, roteirizou e dirigiu o filme Cafundó (2005), premiado no Festival de Cinema de Gramado.

Filmes mais marcantes:

  • Fonte da Saudade (1985)

  • Besame Mucho (1987)

  • Acorda Raimundo... Acorda! (1990)

  • Lamarca (1994)

  • erra dos Canudos (1997)

  • Um Anjo Trapalhão (2000)

  • Zuzu Angel (2014)

  • Chatô, o Rei do Brasil (2016)

  • Uma Noite Não é Nada (2019)

O projeto de extensão Aruandando no Campus, responsável pela Live de Cinema, é um braço do Fest Aruanda na Universidade Federal da Paraíba. O festival, neste ano, será realizado de 9 a 15 de dezembro de forma híbrida, na rede Cinépolis, no Manaíra Shopping e pela Plataforma Aruanda Play (on-line).

Serviço:

16ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: De 9 a 15 de dezembro de 2021

Informações: www.festaruanda.com.br e Instagram

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)


Matérias relacionadas



Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.