Ricardo Marcondes Mattos - Médico especialista em Cirurgia Geral e Urologia, com doutorado em Urologia Pediátrica
A ação do Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, com a finalidade de mobilizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina e a medida preventiva contra o câncer de próstata. O movimento ganhou expansão e incentivo quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, souberam que a mãe de um colega arrecadava fundos para combater o câncer de mama. Logo, eles tiveram a ideia de deixar o bigode crescer para divulgar a prevenção de doenças masculinas, escolhendo o mês de novembro, pois no dia 17 comemora-se o Dia Mundial do Combate ao câncer de próstata. Em entrevista ao Cidadão e Repórter, o doutor Ricardo Marcondes Mattos, médico especialista em Cirurgia Geral e Urologia, responde a quatro principais pontos de atenção em relação à doença:
Quais são os sintomas que a doença, câncer de próstata, costuma apresentar?
No geral, os sintomas do câncer de próstata não costumam se manifestar. Costumo dizer: são sintomas silenciosos. Devido a isso, a importância da prevenção para a realização do diagnóstico precoce. Os principais sintomas são:
Dificuldade para urinar;
Dor ou ardor para urinar;
Jato urinário fraco;
Aumento da frequência para urinar;
Sangue na urina ou no sêmen.
Existe uma faixa etária que a doença costuma aparecer?
A principal faixa etária de acometimento do câncer de próstata é entre 50 e 60 anos.
Por favor, conte que métodos são usados para tratamento seja do estágio inicial ao avançado?
O tratamento é baseado pela idade, estágio da doença e estado de saúde do paciente.
Basicamente temos três modalidades de tratamento:
Terapia com hormônios;
Radioterapia;
Cirurgia.
Lembrando: o tratamento deve ser individualizado e se adequado tem altas taxas de cura.
Que exames auxiliam na prevenção da doença?
Os dois grandes exames indicados para a detecção precoce do câncer de próstata são o exame de toque retal e a dosagem de PSA. Em alguns casos, também podem ser solicitados exames de ressonância magnética e biópsia prostática para o diagnóstico.
Foto:
Ricardo Marcondes Mattos - Médico especialista em Cirurgia Geral e Urologia, com doutorado em Urologia Pediátrica, fanático por esportes como Rugby, Jiu-jitsu e Surf. Pela primeira vez experimentando a arte romancista da escrita, traz à luz sua personagem Catarina, que há de ser inesquecível para os leitores.
Crédito: Débora Luz - Assessoria de imprensa e comunicação
Revisão ortográfica: Anne Preste