101 dicas do que fazer na quarentena

por Silvia Triboni

15.06.2020

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

E lá se vão mais de três meses desde que pessoas do mundo todo, e de todas as idades, precisaram exercer suas melhores habilidades de adaptação a mudanças, superação de obstáculos ou de resiliência, face as frustrações durante o período de isolamento a que a Covid-19 nos obrigou.

Totalmente fora de minha rotina de viajante 60+, respeitei, com rigor, todas as regras estabelecidas pelo governo de Portugal, no tocante à quarentena imposta a todos os habitantes, e em especial, àqueles pertencentes ao grupo de risco, como é o meu caso.

Durante aquele período, fui obrigada a exercitar toda a minha criatividade para estipular uma rotina que me permitisse ficar ativa; ter algum progresso cultural e, principalmente, combater o tédio.

Recorri à internet, como de costume, em busca de inspiração para ocupar os meus dias atípicos e elaborei uma lista de 101 sugestões do que fazer para tornar o tempo em casa o mais interessante e divertido possível.

De lá para cá, e até hoje, tenho realizado várias atividades listadas que se aplicam ao meu caso, como mulher que sou, tendo adotado como hábito aquelas relacionadas às atividades físicas e intelectuais, como a aprendizagem de línguas e o uso dos aplicativos de ginástica.

Atualmente, as regras não nos impõem o isolamento. No entanto, alertam-nos para o dever de agirmos com consciência cívica, e bom senso na conduta social e familiar, para evitar novos contágios, e adoção de novas medidas restritivas à nossa liberdade. Ou seja, até que uma vacina contra a Covid-19 seja criada, e testada, o bom senso impõe-nos cautela nas atividades externas e preferência pela vida caseira.

Felizmente, há muito a realizar, a nos fazer rir e a ocupar nossas mentes e corpos de modo a nos sentirmos jovens, ativos e sábios na nossa jornada rumo à boa longevidade.

Que essas 101 ideias lhe façam bem! Divirta-se!

São elas:

  1. Inicie um diário ou blog. Escreva sobre o que quiser, inclusive sobre este período estranho em nossa história. Vale do futebol à culinária.

  2. Identifique os passeios na sua cidade que irá fazer quando puder sair. Fazer turismo, como sabemos, mesmo que na nossa cidade, faz muito bem para a nossa saúde e a nossa longevidade.

  3. Atualize sua lista de desejos de viagens. Comece a visitar sites e páginas do Instagram para se inspirar e viajar estando em casa. Esse exercício contribui também com nossa saúde cerebral, uma vez que precisamos pesquisar, selecionar, e, por que não, planejar a próxima aventura. Se quiser, posso lhe sugerir uma lista de sites de viagens muito bons para ajudar.

  4. Escreva poesia. Dedique palavras amorosas para seus entes queridos. De forma livre, sem estrutura específica. Apenas tente!

  5. Complete um quebra-cabeça: quanto mais peças, melhor! Pode procurar on-line.

  6. Assista a todos os fimes que não teve tempo até agora. Também pode sempre voltar a ver. O Gladiador já vi umas 3 vezes só nesta quarentena hahahahah. Adoro o filme!

  7. Faça o download do aplicativo Duolingo, ou de um aplicativo de idiomas, e aprenda sozinho uma língua estrangeira. Já usei e recomendo. Atualmente, faço conversação em inglês, pelo site Speak.Social. É bom e gratuito.

  8. Leia os clássicos da literatura portuguesa ou mundial. Com a pandemia, muitas editoras colocaram on-line livros excelentes.

  9. Medite. Na internet há vários exercícios de meditação, aplicativos e vídeos do gênero.

  10. Mime-se com uma rotina de cuidados com a pele, com os cabelos, unhas, aqueles que nunca tinha tido tempo para fazer. Faça máscaras caseiras com frutas e vegetais que fazem bem para a pele e cabelos.

  11. Veja fotos e vídeos de filhotes de gatos ou cães. São sempre muito engraçados e fofos.

  12. Monte uma tábua de frios, de queijos, de doces, a mais atraente possível, mas só pode usar os alimentos que já tenha no frigorífico e no armário.

  13. Faça artesanato com o que tiver em casa. Vale tudo. Aqui vai uma sugestão.

  14. Escreva cartas reais para familiares e amigos, para colocá-los no correio quando for possível, é claro. Escreva agradecimentos para pessoas que fizeram algum bem ao longo de sua história.

  15. Aprenda caligrafia. O YouTube pode ajudar.

  16. Leia as regras daqueles longos e intensos jogos de tabuleiro que comprou, mas que eventualmente nunca jogou com a família. Que tal agora?

  17. Veja novamente as suas novelas favoritas. Aqui em Portugal tem um canal de televisão com repetição das novelas brasileiras. Agora tenho assistido O Clone. Lembra-se?

  18. Tem um armário em sua casa onde guarda os tupperwares? Organize e combine as tampas com os recipientes. Se sobrar tampas, faça alguma coisa com elas, reaproveitando-as.

  19. E o armário das roupas? Experimente todas as suas roupas, separe as que já não servem mais, e veja se podem servir a outras pessoas, que ficarão felizes de recebê-las.

  20. Melhor ainda, faça o mesmo com objetos, mobílias, aparelhos eletrônicos que já não usa. Sabe aquela infinidade de cabos e baterias de telefones móveis que já não usa mais? Pode ter alguma entidade que os receba como doação.

  21. Faça happy hours com quem mora com você e estreite as relações de amizade.

  22. Asse bolos, pães e tortas. Nada como um cheirinho de pão a assar para nos remeter à infância e a bons momentos passados.

  23. Assista aos filmes que ganharam os Oscares, e outros prêmios de melhor filme este ano.

  24. Assista a filmes que, segundo os críticos, deveriam ter ganhado os prêmios de melhor filme, mas não ganharam.

  25. Faça maratonas de séries da Netflix ou outro canal semelhante.

  26. Deixe o bigode ou a barba crescer. E veja a reação de quem mora com você.

  27. Dizem que Tom Hanks, enquanto se recuperava da Covid-19, assistiu a todos os seus filmes. Assista aos filmes de Tom Hanks em homenagem à sua recuperação e ao seu trabalho.

  28. Faça tricô ou crochê.

  29. Use o Zoom, Jitsi, Skype, WhatsApp, FaceTime ou Google Hangouts para conversar por vídeo com seus familiares e amigos.

  30. Experimente fazer aeróbica, zumba ou ioga em vídeos do You Tube. Considere baixar um aplicativo de condicionamento físico.

  31. Olhe-se no espelho. Tente fazer um autorretrato com lápis e papel.

  32. Tome um banho de espuma se tiver banheira (bônus: adicione um copo de vinho para se sentir uma celebridade).

  33. Faça uma bebida clássica: de Blood Mary a Caipirinha. Não se esqueça de o decorar.

  34. Escolha alguns livros para colorir. Eles não são apenas para crianças e tem alguns on-line.

  35. Reserve um tempo para refletir: O que realizou no último ano? Que objetivo para o seu futuro?

  36. Escreva uma história curta ou comece um romance.

  37. Tente reproduzir alguma boa ideia do Pinterest. Tem assuntos de A a Z, que valem a pena serem conferidos.

  38. Limpe a sala e acampe com seus familiares usando todos os cobertores, pipocas e filmes de suspense. Netos e filhos vão adorar.

  39. De uma vez por todas, conserte a maçaneta quebrada, cole o azulejo solto ou pinte aquela parede que não gosta de sua casa.

  40. Faça alongamentos para se sentir atlético.

  41. Jogue jogos no telemóvel ou no computador. Tem alguns bem instrutivos, inclusive para treinar a língua inglesa. Tenho feito palavras cruzadas em inglês na app Wordscapes. Boa sorte!

  42. Abra uma conta no Facebook, Instagram, Linkedin, Twiter, You Tube e siga seus amigos e familiares. Ficará atualizado sobre muitos assuntos. Mas cuidado para não sobrecarregar sua mente com informações negativas ou fake news.

  43. Acompanhe as reuniões, lives, webinares sobre temas construtivos para a sua saúde e trabalho. Tem muitos eventos positivos a acontecer nesta quarentena.

  44. Entreviste seus filhos, netos, pais, avós (por telefone, é claro) e guarde o áudio. Crie uma história, um podcast ou livro em áudio com esse arquivo para ouvir mais tarde.

  45. Revisite as suas fotos antigas e escolha as suas favoritas. Faça um livro de fotografias ou encomende pela internet versões emolduradas.

  46. ​​Dê uma de Chef e aprenda a cozinhar novas receitas com ingredientes que talvez nunca tenha usado. Do missô a tahine. Pode ter o seu dia de Cake Boss e fazer um bolo confeitado. Já imaginou que delícia?

  47. Crie um arquivo do Google com séries ou filmes que já viu ou quer ver e compartilhe com a sua familia e amigos.

  48. Faça uma lista de coisas pela qual é grata/o. Quase nunca nos lembramos de agradecer os bens materiais ao nosso dispor. Quanta gratidão à internet, à energia elétrica, à nossa cama, à cafeteira, à água canalizada.... Somos felizes por termos acesso a tantas coisas boas.

  49. Faça sua própria degustação de uma garrafa de vinho que tenha em casa. Invente histórias sobre a sua produção ou pesquise sobre o vinho e os produtores.

  50. Trabalhe em seu planejamento financeiro: Suas aplicações ou maneiras de poupar mais dinheiro.

  51. Matricule-se num curso a distância. Há excelentes cursos gratuitos e em grandes universidades. Veja o site Coursera.

  52. Faça café, mas dessa vez estude o grão que usa. Saiba mais sobre a profissão do barista.

  53. Compre alimentos, objetos, medicamentos, cartões-presente das lojas e mercados de sua região para ajudá-los a recuperarem os prejuízos da quarentena.

  54. Assista a filmes de animação. Os clássicos da Disney ou outros, mais atuais. Eu adoro ver Shrek, Mickey, Cinderela.

  55. Escreva um livro com a sua família. Escolha um personagem e cada membro escreve um capítulo sobre suas aventuras. Leia em voz alta para o restante do grupo. No final da quarentena poderão publicá-lo. É giríssimo!

  56. Dedique orações, vibrações, pensamentos positivos para seus entes queridos e para o planeta Terra.

  57. Lembre-se das piadas que já ouviu e escreva um livro. Ou faça um stand up. A família vai adorar.

  58. Faça terapia para se conhecer melhor. Há vídeos esclarecedores que podem ser úteis.

  59. Alterne a leitura da série Harry Potter com seus filhos ou netos com os vários filmes da saga.

  60. Pinte o cabelo de uma nova cor. Ninguém precisa ver se você não gostar.

  61. Assista aos musicais da Netflix, YouTube. São filmes que elevam o astral.

  62. Escreva uma peça com os seus entes queridos. Realize-o por meio de um aplicativo de vídeochamada.

  63. Torne-se viral (no bom sentido, é claro!), e crie vídeos engraçados sobre o seu isolamento na rede social do TikTok. Tenho feito vídeos hilários (pelo menos para mim). Divirto-me muito vendo e tentando repetir as cenas que famosos e os utilizadores da rede têm feito. Os vídeos do Bruce Willis são muito engraçados.

  64. Faça um jantar dançante para si e quem estiver consigo. Elabore um convite. Capriche na arrumação da mesa. Acenda velas. Coloque a sua melhor roupa e aproveite o momento para namorar.

  65. Faça maquiagens bem marcantes, coloridas ou exóticas.

  66. Faça uma lista de todos os museus, eventos desportivos e espetáculos que deseja ver ou visitar.

  67. Leia histórias em quadrinhos. Reveja as da sua infância.

  68. Reorganize seus móveis para parecer que sua casa está diferente.

  69. Pratique baralhar as cartas de jogar como um dealer de pôquer. Esteja pronto para oportunidades de emprego quando todos os cassinos forem abertos. Pelo menos aqui em Portugal, onde são legalizados.

  70. Organize a prateleira das especiarias por ordem alfabética.

  71. Ensine seu cão a fazer novos truques e faça vídeos para o Tik Tok. Lá há vários de gatos, cães etc.

  72. Memorize a tabela periódica. Nunca se sabe quando será útil.

  73. Encomende e monte alguns móveis ou plantas para um jardim, mesmo que interior. Afinal, tempo não falta.

  74. Obtenha um período gratuito de um serviço de streaming e assista ao máximo possível antes que acabe e tenha de pagar.

  75. Inscreva-se para uma nova vaga de emprego. Agora já tem experiência de trabalho remoto.

  76. Aprenda um novo estilo de dança via YouTube. De dança do ventre a tango, qualquer uma é boa. E se tiver um par ao seu lado, melhor ainda.

  77. Escreva seu testamento vital ou suas diretivas antecipadas de vontade, e organize os seus negócios. Sim, parece melodramático e mórbido, mas vamos ser sinceros: é uma tarefa que muitos de nós evitamos porque nunca temos tempo. Agora sim, temos.

  78. Os carnavais acabaram, mas ainda pode se mascarar com o que tiver em casa e improvisar um baile de carnaval.

  79. Vá atrás dos Legos que tem em casa. Construa sua casa dentro de sua casa.

  80. Assista aos filmes Guerra nas Estrelas. São uns 10, pelas minhas contas.

  81. Cultive, hidrate, penteie e ame uma barba. Barba é a moda do momento para os homens.

  82. Que tal aprender a fazer um espacate em 30 dias? No app Splits há treinos para iniciante, intermediário e avançado. Se não conseguires, pelo menos terás feito bons alongamentos.

  83. Precisa de comprar alguns óculos novos? Experimente alguns bem chamativos e coloridos que pode comprar on-line.

  84. Tente fazer as coisas com a mão não dominante, desde a escrita até lavar os dentes. Prepare-se para ficar frustrado.

  85. Quantas palavras por minuto consegue escrever? Veja se consegue ficar mais rápido fazendo um curso. E, depois, faça competições para ver quem digita mais rápido com amigos e parentes.

  86. Estude história, física ou química, e prepare-se para demonstrar os seus conhecimentos em conversas bem diferentes daquelas que tinha anteriormente com seus amigos. Alguns vão ficar espantados.

  87. Aprenda origami e ofereça um presente os seus amigos e familiares.

  88. Trabalhe na sua flexibilidade com aulas de Pilates on-line.

  89. Tente falar algumas palavras em francês, russo, árabe ou japonês. Inspire-se e planeje a sua próxima viagem.

  90. Converse com as suas plantas. Como estão elas? Verifique se estão a receber a quantidade de luz solar certa. Verifique o solo e a água se necessário.

  91. Condicione profundamente os cabelos e hidrate as suas mãos. Que bom ter o cabelo e as mãos macias!

  92. Considere fazer doações para ajudar as famílias que têm dificuldades nesta fase.

  93. Escreva uma paródia.

  94. Estude a arte do beatboxing. Aquela arte de reproduzir sons de bateria com a voz, boca e nariz. Não se importe com quem estranhar. O importante é que se divirta.

  95. Tente mover-se em câmara lenta. Não há problema em rir em velocidade normal.

  96. Sabia que existem dezenas de maneiras de usar um cachecol ou um lenço? Você usa sempre da mesma maneira? Aprenda as outras formas.

  97. Faça uma lista de palavras inglesas com origem comum com o português. Isso pode facilitar a sua conversação. Cuidado com as falsas origem das palavras.

  98. Experimente um novo tom de batom. Veja quanto tempo o seu parceiro de quarentena leva para perceber.

  99. Respire profundamente. Exercite os seus pulmões. Afinal, são músculos que merecem a nossa atenção. vídeos que podem nos ajudar a treiná-los.

  100. Faça hortas em vasos, ervas aromáticas, temperos frescos e chás. São ótimas terapias mesmo que não consuma… Faz-nos muito bem e ajuda a ocupar o tempo.

  101. Durma muito. E sem culpa.

Divirta-se!


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Revisão: Maitê Ribeiro