26.10.2021
Imagem de RitaE
A primavera, assim como as demais estações do ano, também é inspiração para moda, perfumes e, é claro, da gastronomia. Entre panelas e temperos, os destaques são as flores comestíveis. Para algumas pessoas soará como novidade, mas para outros pode causar estranheza num primeiro instante, e não há nada de errado nisso, mas se repararmos a couve-flor e o manjericão são flores. Engraçado, não é mesmo? É que nossa referência para estes dois alimentos remete a um legume e o outro a um condimento, apenas. Além de garantir beleza aos pratos as flores ornamentais são consumíveis, embora desperte a curiosidade em descobrir o gosto adiantamos, por exemplo, que a capuchinha tem um gosto próximo ao agrião, uma sensação picante.
Em São Paulo, na CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), é possível encontrar seções onde podem ser compradas flores para consumo.
Mas, lembre-se, existem flores que são tóxicas procure por um cultor ou especialista sobre o assunto para identificar o que são flores para ingerir e flores apenas para adorno.
CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo
Todas imagens por Pixabay
Revisão ortográfica: Leilaine Nogueira