10 de julho - Dia nacional da pizza

Conheça a história de um dos pratos preferidos dos brasileiros


Indira Rodrigues

09.07.2021

Foto disponivel na Internet

Desde o dia 10 de julho de 1985, o dia da pizza é comemorado em São Paulo. A data foi decretada pelo secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em razão de um concurso estadual que elegeu as dez melhores receitas de muçarela e marguerita.

A massa achatada feita de farinha de trigo, água e sal, foi trazida por imigrantes italianos, no final do século XIX, chegando pelo porto de Santos. No entanto, a pizza não é proveniente da Itália; ela surgiu há seis mil anos com os egípcios e os gregos, sendo apelidada de “pão de Abrahão” ou “piscea”, originando assim o nome pizza. Os italianos foram responsáveis pela adição do molho de tomate e também o primeiro pizzaiolo da história, Raffaele Espósito, que um padeiro de Nápoles, idealizou o prato incluindo molhos com cores que representam a bandeira italiana.

Calabresa da Cantina e Pizzaria Speranza.

Foto/Crédito: Francesco Tarallo

Magherita da Cantina e Pizzaria Speranza. Foto/Crédito: Francesco Tarallo

Crema di Tartufo da Cantina e Pizzaria Speranza. Foto/Crédito: Francesco Tarallo

Sua popularização começou após a visita da rainha Margherita de Sabóia, que gostou da combinação dos ingredientes, tendo recebido seu nome como homenagem a um dos sabores mais famosos nas pizzarias.

Há mais de 62 anos, a Cantina e Pizzaria Speranza da família Tarallo contribuíram para a construção da imagem da pizza paulistana, trazendo para o Brasil a pizza Margherita, desde sua inauguração, em 1958. A pizza Napoletana (molho de tomates, fatias de alho, manjericão fresco e queijo parmesão ralado) é outra clássica que os Tarallo trouxeram para o país, assim como o Calzone, a pizza fechada. Na Speranza, servido em três opções de recheios, a Calabresa é outro sucesso da casa. A redonda pode ser doce ou salgada, feita de massa fina, média ou grossa com bordas recheadas, ou não. A iguaria está presente em momentos de descontração com amigos, família, festas e pode ser apreciada em perfeita harmonia com uma taça de vinho e outras bebidas de preferência.

Margherita da Rural Pizzeria Napoletana

Foto/Crédito: Paula Anselmo

Nostra Burrata da Cantina e Pizzaria Speranza

Foto/Crédito: Francesco Tarallo

Em comemoração ao dia nacional da pizza, a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo (ITALCAM) reuniu pizzarias renomadas da capital e interior paulista, integrantes da Rede Gastronômica, o maior grupo do setor de alimentos e bebidas italianos de São Paulo, e propôs uma verdadeira jornada dedicada à pizza. A ação determinou que todas as pizzarias seguissem duas regras: a preparação deve ser com farinha e tomate de origem italiana e oferecer a tradizionale das pizzas: a margherita. Os estabelecimentos participantes da Giornata della Pizza na capital e no interior são: Brace di Napoli, Ciao, Diavola, Leggera, Luce, Maremonti, Napoli Centrale, Rural Pizzeria, Sabella e Unica.

Dados e redes sociais das fontes:


Brace Di Napoli - Indaiatuba

IG: @bracedinapoli


Ciao Pizzeria Napoletana - Pinheiros

Facebook

Instagram


Diavola Pizzeria Italiana - Pinheiros

IG: @diavolapizzeriaitaliana


Leggera Pizza Napoletana - Jardins e Pompeia

IG: @leggerapizzanapoletana


Luce Oscar Freire - Jardins

Facebook

Instagram


Maremonti - Vila Olímpia, Campo Belo, Morumbi, Alphaville, São Caetano do Sul, Riviera de São Lourenço, Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto e Jundiaí

Facebook

Instagram


Napoli Centrale Pizza Napoletana - Pinheiros

IG: @Napolicentralepizza


Pizzaria.Speranza

Facebook

Instagram


Rural Pizzeria Napoletana - Sorocaba

IG: @ruralpizzeria


Sabella Antica Rosticceria - Jardins

IG: @sabellaanticarosticceria


Unica Pizzeria - Campo Belo

Facebook

Instagram

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.