Caminhos da humanidade

organização de Cleo Brito

29.01.2021

Numa pandemia não há diferenças nem fronteiras entre aqueles que sofrem. Somos todos frágeis, todos iguais, todos valiosos. É preciso cuidar de todos, com um olhar que não se detenha em diferenças políticas ou ideológicas. Viver em sociedade não traz apenas custos ou complicações. Ela possibilita e potencializa a solidariedade. Somos humanos. Ninguém está sozinho. Papa Francisco - 2020

Com a surpreendente experiência de 2020 - tendo como tema central a saúde - aprendemos que só teremos tranquilidade quando efetivamente houver imunização coletiva, através da vacina que combate a Covid-19.

Tivemos mudanças importantes em todos os segmentos, impondo adaptações às regras e rédeas em nossas vidas.

2020 também foi o ano em que testemunhamos cenários nebulosos na política – tanto nacional como internacional. E que escancarou o racismo estrutural ao qual estamos submetidos de forma tão violenta, que somente aqueles que não conseguem compreender a própria linha histórica ainda são capazes de negar.

Ante a tudo isso, os colaboradores Cidadão e Repórter exprimem as suas expectativas para este Novo Ciclo:

Minha expectativa para 2021 é que traga uma campanha de imunização da vacina para Covid-19 e que seja séria, organizada e ampla. E que as pessoas acreditem naqueles que passaram a vida toda estudando ciência. A vacina é a única forma de combater a doença e, assim, a economia pode fortalecer e gerar emprego para a população.

Com saúde, trabalho, educação e união minha expectativa é que mude a chave para todos encontrarem a tranquilidade e a prosperidade que merecem, depois de um 2020 tão sofrido e sombrio.

Bernadete Siqueira

Alguém disse com razão que 2020 foi um ano de luto e foi mesmo. Vide quantos brasileiros morreram. 2021, portanto, deve ser um ano de luta. Um ano de posicionamento. Não há mais como ficar indiferente a tanto descaso com a vida humana. Cabe aos cidadãos protestarem e não continuarem vivendo, apesar de…

Cabe a cada um de nós entender que pandemias desse tipo, mesmo com vacinas, tendem a se tornar endemias, como a gripe, o sarampo e outras mais que deverão aparecer.

Ou se muda a maneira e a forma como tratamos o Planeta, ou conviveremos sempre com o egoísta, apesar de…

Cabe a cada um fazer a sua parte. Mudar é evoluir.

Hoje os nossos pesares são dois e vocês sabem do que estamos falando.

Não há mais tempo para aderir à antiga canção do Chico, com uma pequena licença poética: “Apesar de vocês, amanhã é outro dia”.

João Francisco

Esse novo registro temporal que vivenciamos na entrada de 2021, trouxe a certeza de que é recorrente de celebrações de um novo ciclo, historicamente ligado à ideia de renovação de esperanças e que, definitivamente, os números de mortos declarados tenham o mesmo peso que de nomes lapidados.

A própria dinâmica da vida é atravessada pelo Tempo, com um desejo mundial de que uma vacina que nos cure a alma e renove nossos afetos, que tenhamos mais empatia, que saibamos distinguir o que é digno para o ser humano ouvir, vivenciar, pois ainda fazemos parte de uma inspiração divina.

Lala Silva

Tendo em vista que já vivi mais da metade da vida, não vou discorrer sobre expectativas muito abrangentes sobre o nosso planeta ou a humanidade como um todo.

Certamente que tendo filhos e netos tenho a esperança que eles vivam num mundo bem melhor. Mas, como me preocupei exaustivamente com tudo e com todos durante essa pandemia, e, para preservar a sanidade mental, resolvi atenuar as preocupações e começar a fazer planos, o que não foi possível em 2020.

Espero poder cuidar corretamente da saúde física e mental e me alimentar corretamente.

Quero passear, me divertir e ver amigos, ainda que utilizando todos os protocolos recomendados, caso seja necessário. O isolamento social muito radical não me parece saudável.

Vou abrir a mente e o coração para sentimentos de fé e esperança para apagar todo o medo e insegurança que me assolaram durante esse tempo todo.

Pretendo trabalhar bastante para realizar sonhos que ficaram na espera.

Entendi que criar muitas expectativas às vezes leva à frustração. Então, no momento vou com calma. Passo a passo. Vivendo um dia de cada vez e procurando acrescentar a cada um deles alegria e muita gratidão.

Dessa maneira espero superar as surpresas adversas que possam surgir, sem atitudes e pensamentos prejudiciais.

Por fim, meu desejo é que tudo melhore para todos para que a tranquilidade e a paz voltem a fazer parte de nossas vidas.

Myriam Becker

Em 2021 farei 71 anos, minha esposa 69, meus filhos respectivamente 43, 41 e 39, e minha mãe 94, e meu neto 12, isto é, se todos continuarem gozando de boa saúde.

Pretendo trocar de carro, comprar uma TV, trocar os sofás da sala, pintar o apartamento e reformar a cozinha.

Gostaria de visitar meu filho, no Chile, algumas vezes.

Vejo-me viajando ao velho mundo e vou conhecer alguns países da Ásia.

Pretendo finalizar o curso de Médiuns no Centro Noel e reiniciar nossas sopas às segundas feiras, ou qualquer outro dia.

Ler bons livros, assistir bons filmes, passear muito, andar bastante, fazer ginástica, e visitar e abraçar muito meus familiares e amigos.

E que já tenha sido vacinado até abril de 2021.

Agora quanto à economia, ciência, política, futebol e religião vou deixar para os universitários.

Feliz e prospero 2012 a todos e todas.

Sérgio Cahen

Que ele seja melhor do que 2020, que é um ano que ainda não terminou, pois fomos surpreendidos pela pandemia, e aparentemente retrocedemos no tempo, rendidos diante de fatos nunca antes imaginados. Felizmente, os meios de comunicação do mundo todo se adiantaram em divulgar as notícias, e rapidamente ficamos sabendo do que realmente se tratava. Assim, incrédulos, porém esperançosos, aprendemos muito sobre a importância da ciência, do investimento público em saúde, educação e inclusão dos grupos menos favorecidos aos direitos individuais e coletivos de uma nação. Uma vida digna e decente para todos pode ser uma utopia, mas o mundo pertence aos sonhadores mesmo em tempos trágicos e tenebrosos.

Seguiremos sempre em frente, praticando humanidade, solidariedade e respeito ao próximo com tudo o que o ano que se passou nos ensinou. Não estamos sós.

Sonia Okita Buschinelli

Expectativa significa o que esperamos acontecer e geralmente temos expectativas boas, dificilmente alimentamos expectativas ruins, ainda mais em se tratando de um olhar para um novo ano que acaba de começar.

Dizem e eu concordo que a felicidade é quando fazemos nossa expectativa “caber” na possibilidade de realmente algo vir a acontecer.

Então para este ano coloco minha perspectiva nas mudanças movidas pela esperança de tudo o que pudemos aprender com a pandemia e não foi pouco. Só o fato de estar viva e escrevendo essas palavras já é uma vitória. Viver cada dia de maneira plena, entendendo que o tempo Kairos é o que vale, é o momento do agora, aquele que não volta e por isso não pode ser desperdiçado.

Minha segunda perspectiva é na crença de uma mudança da humanidade, do coletivo, dos valores. Como acredito que não há involução, tenho fé que estamos caminhando, mesmo que a passos de formiga, para um mundo melhor, mais humano, com mais compaixão e empatia.

Vera Bifulco

Sábios são os caminhos traçados pela a humanidade. Entendê-los faz parte de cada ser humano, independentemente de cor, gênero, ou classe social. Pelo que a história da humanidade tem revelado, com certeza vamos superar tudo isso e alcançar os nossos melhores propósitos.

Revisão ortográfica: Appio Ribeiro


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.