Costurando Sonhos Brasil - Campanha do Outubro Rosa


A marca irá distribuir lenços para mulheres em tratamento de quimioterapia


Cleo Brito

17.10.2021

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

No Brasil, assim como no mundo, o número de mortes por câncer de mama e de colo de útero incide de igual maneira entre todas as mulheres, apesar de a idade ser um fator de risco, pelo acúmulo de exposições ao longo da vida e pelas alterações biológicas produzidas com a longevidade. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam aproximadamente 66,3 mil novos casos de câncer de mama e 16,6 mil novos casos de câncer de colo de útero no ano de 2020 no Brasil.

Durante o mês de outubro, a Costurando Sonhos Brasil, em parceria com o G10 Favelas e a Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP), adere à campanha do Outubro Rosa e realiza a doação de 5 mil lenços para mulheres que estão passando pelo processo de quimioterapia. A distribuição será feita em hospitais de referência em tratamento oncológico nos sete estados do País onde o G10 Favelas atua, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

A confecção dos lenços, além de dar apoio às costureiras que trabalham em home office na produção, auxilia em campanhas de prevenção do câncer para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e passando por este momento tão difícil.

O lenço é considerado um símbolo do empoderamento feminino durante todo o período de tratamento. A estampa da peça foi desenvolvida pela designer Rachel Hoshino. O desenho é composto por flores, para honrar a força da mulher; estrelas, para premiar a luta contra o câncer; e pavões, para falar da beleza de cada uma. A combinação das cores foi pensada de modo especial: o rosa representa o amor, o vinho, o feminino e o laranja, o calor.

Para contribuir com a campanha, basta acessar o link: Vakinha: para além do Outubro Rosa

Em tempo:

Em 18/10/2021, a Costurando Sonhos Brasil inaugura um espaço de produção e capacitação no Morro do Alemão (RJ). A estrutura irá comportar uma oficina de confecção no Educap, instituição parceira do G10 Favelas que atua há alguns anos na comunidade. O espaço também será utilizado para capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, que participarão das oficinas de formação realizadas em novembro. A divulgação das vagas dos cursos será feita nas redes sociais da Costurando Sonhos Brasil e da Educap.

O sucesso da iniciativa foi compartilhado com demais líderes comunitários do G10 Favelas, que despertaram o interesse de replicar as boas práticas da iniciativa em seus territórios. A exemplo do que foi realizado em Paraisópolis, o propósito da parceria é que a partir da metodologia construída e testada seja possível capacitar mulheres em maior vulnerabilidade social, oferecendo um curso de formação profissional em corte e costura, e empreendedorismo em comunidades do Brasil.


Fontes:

Site da Costurando Sonhos Brasil

INCA: eu cuido da minha saude todos os dias e voce?


Redes sociais do G10 Favelas:

Site

Facebook

Instagram


Matérias relacionadas



Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo