Conversa com Mulheres apresenta Suzana Negrini

Em live para o Poder Concept “Conversa com Mulheres” entrevista a empreendedora Suzana Negrini e sua psicologia na arte da fotografia.


Bernadete Siqueira19.05.2021

Suzana Negrini Pires de Campos durante 20 anos esteve focada em Gestão de Pessoas atuando em grandes empresas. Formada em psicologia com especialização em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela FGV. Na área clínica se especializou em terapia cognitiva.

Em 2008 criou a sua própria empresa, como sócia diretora e consultora sênior da Scelta RH Consultoria.

Em paralelo à consultoria começou o seu primeiro curso de fotografia, em seguida se especializou em fotografia de gastronomia na escola Panamericana de Artes, inaugurando assim, em sociedade, o seu estúdio Doppio Clik BR. A paixão por fotografia a fez se aprimorar nas áreas de design de interiores. Participou de concursos nacionais, internacionais e exposições no Brasil e em Portugal, com diversas premiações.

Hoje busca dividir seu tempo e os seus sentimentos pela fotografia como quem a aprecia como arte e tem a sensibilidade para entender o seu olhar através das lentes.

Relata que quando atuou em Recursos Humanos se especializou em seleção e treinamento. Quando se fala em seleção tem que buscar o que tem de mais belo no ser humano e, em paralelo, a fotografia também tem que buscar a beleza. Na seleção tem que levantar um perfil com o cliente para saber qual candidato é o melhor, na fotografia precisa fazer um briffing para saber o que o cliente quer e qual o objetivo, quer alcançar.

O desenvolvimento relacional a fez trazer para a fotografia como ter foco e objetivo. Vê muito da psicologia na fotografia. São duas paixões que Suzana leva na vida.

Para fazer a mudança de carreira, ela fez um planejamento, pois no início a fotografia era um hobby para as viagens e passeios. Quando percebeu que a fotografia começou a tomar um espaço maior, e se apaixonar por esta atividade, foi passando as responsabilidades da consultoria para outra profissional e seguiu realizando a formação em fotografia. Ainda não sabia qual segmento que mais gostava, passando assim por vários cursos de fotos até chegar na gastronomia, que foi o produto que teve uma paixão maior. Com isso a transição foi gradual, diminuindo as atividades da Scelta e aumentando as das fotos.

Teve um empurrão final devido à pandemia. Pois, enquanto diminuía as atividades na consultoria houve uma demanda maior na fotografia, o que não esperava é que o mundo virasse delivery de uma hora para outra. Isso foi o que deu uma alavancada para ir deixando a Scelta, mas usando também, o espaço físico da consultoria com o estúdio fotográfico da Doppio Click BR.

Suzana é responsável pela área de marketing, relacionamento com o cliente e a divulgação. As reuniões de alinhamento com o cliente para identificar qual é o objetivo das fotos, que público ele quer alcançar, são realizadas com a sua sócia Andrea. Comenta que as opiniões dos envolvidos desenha como será o processo fotográfico e agiliza o trabalho.

As premiações recebidas pela Suzana, foram importantes, até mesmo para provar que estava no caminho certo, para a sua segurança e sua autoestima. Quando foi premiada pela Canon soube que estava em outro patamar de importância. Diz que cada prêmio tem um gostinho diferente, seja foto de pessoa, bicho, comida, cavalo, janela, etc. Em 2020 ela e a sócia ganharam dois concursos de fotografias, que serviram de visibilidade no que se refere à área de gastronomia.

A sua inspiração de vários amigos de áreas diferentes, são pessoas do seu grupo de fotografia, que foi a sua maior escola e que ela admira muito o trabalho deles. Suzana diz que nós temos que aprender com as pessoas que estão à nossa volta.

Ela nos conta que houve um tempo em que as pessoas tinham menos recurso na fotografia e eram os melhores, porque tinham que fazer na raça mesmo. Hoje vemos uma foto e não sabemos se é uma montagem ou photoshop.

Se considera uma pessoa prática, que gosta de aprender na hora, de trocar ideias e saber como o outro fez uma determinada foto. Quer olhar com os olhos de outro profissional. Tudo que é artístico a inspira.

O momento que a chave virou, o mindset foi no início da pandemia, quando Suzana refletiu que se fosse investir em um curso de RH ou em um de fotografia, qual seria? O de fotografia ganhou. Naquele momento agradeceu a sua jornada pelo RH, que foi bom, mas passou. Se um dia voltar será, para a área clínica.

Para as mulheres que pensam em empreender como fotógrafa, primeiro tem que perceber se isso te move e motiva. Se for importante, estude para conhecer a área. Não precisa ter altíssimos equipamentos. Trace uma meta, elabore um planejamento para visualizar em quanto tempo quer sair do ponto onde se encontra e para onde, quer chegar. No começo é difícil como qualquer início de carreira. Mudar não é coisa fácil, mas vale a pena. Acredite, nunca é tarde para mudança e realizar um sonho.


Contatos e Redes sociais:


Doppioclick:

Site

Instagram

Email

WhatsApp


Suzana Negrini:

Site

Instagram

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.