Perfume, inebriante e sedutor


"Quando somos expostos a um forte odor temos uma sensação olfativa bem intensa, mas depois de um minuto, a sensação já se tornou praticamente imperceptível. Qualquer cheiro é suficiente para despertar fome, provocar atração ou repulsa, trazer de volta cenas do passado."

Cleo Brito

22.03.2021

Vamos falar um pouco do perfume, cuja palavra deriva do latim “per fumum”, que significa: através do fumo/fumaça.

Com origem no Egito, o perfume surgiu da necessidade de aromatizar o corpo humano e objetos por maior tempo. Ele era usado em deuses, defuntos e, só se incorporaram aos costumes de faraós e alguns membros da corte após um longo tempo. Além do Egito, a arte da perfumaria também existiu na Índia, onde foi utilizada e aperfeiçoada pelos persas e romanos, surgindo como moda na época do Renascimento, na Itália, e a partir disso, a indústria da perfumaria teve o seu crescimento.

A cidade de Grasse na França é considerada o grande centro da indústria mundial do perfume, localizada na região da Provença-Alpes-Costa Azul onde se cultiva jasmins, lírios, bergamota e, entre outras, a típica rosa centifolia, que dão inspiração aos perfumes de marcas famosas como Chanel, Dior, Givenchy, entre outras.

Muitas pessoas nem imaginam que o perfume é fruto de um processo longo e delicado. Nada acontece sem o mestre perfumista "Le Nez" - Nariz, categoria restrita e valiosa de profissionais, que ganham salários astronômicos para desenvolver essências sob encomenda. Citando, como exemplo, os mestres perfumistas Jean-Claude Ellena e François Demachy, renomados na perfumaria mundial.

O Brasil também se destaca neste segmento, com uma considerável gama de competentes perfumistas, destacamos aqui o perfumista Alfredo S. del Vigna, da Aromaty Fragrâncias, que desde garoto sempre foi apaixonado pelos aromas e perfumes do jardim de sua casa da infância, que era repleto de variadas e belas flores cultivadas por sua mãe, Dona Aurora.

Alfredo S. del Vigna, da Aromaty Fragrâncias,

O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragrâncias marcantes, que podem reunir até 1200 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiros/matérias-primas e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Como um maestro compõe as diferentes notas, sua mistura resulta no acorde ou na harmonia da fragrância, imaginando o papel que cada ingrediente terá em sua composição olfativa. A força de um perfume depende da concentração de fragrância contida dentro do frasco, extrato aromático e das matérias-primas usadas em sua composição. O "bom nariz" se desenvolve desde a infância. Existe uma ligação muito forte entre fatos e coisas que acontecem durante a vida e os cheiros e odores que a criança teve acesso ao longo da vida que as acompanham.

O trabalho de um mestre perfumista é executado como a música, com nota e acorde, geralmente utilizando acordes divididos de certa forma a formarem 3 notas; notas de saída, notas de cabeça e notas de fundo. Quando se fala em nota refere-se ao conjunto de moléculas que quando combinadas resultam em um determinado acorde, por exemplo, a lavanda, como na música, essa nota é combinada a outra ou outras.

Antigamente, o móvel em que o perfumista trabalhava era uma espécie de mesa de escritório com vários andares onde ficam as matérias primas, era chamado de órgão do perfumista, como o órgão de uma igreja.

Acordes do perfume:

Notas de Cabeça - Elaboradas para despertar o interesse

São notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco. Ingredientes voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto para as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.

Notas do Coração - A alma, que personaliza do perfume

São notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

Notas de Fundo - Garante a fixação de uma fragrância

São notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis com ingredientes que evaporam lentamente. O último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo, com notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

A produção de um perfume envolve uma combinação de fragrâncias, água, álcool e algum corante, se necessário. Para alcançar o cheiro desejado, os perfumistas utilizam fragrâncias que são compostas por óleos essenciais. Esses óleos podem ter origem natural, sendo extraídos de flores, folhas, frutos, sementes e raízes das plantas ou serem obtidos de forma sintética, com a reprodução em laboratório dos cheiros mais difíceis de serem conseguidos, seja pela preservação de plantas raras ou pelo alto custo e dificuldade de extração

Escala de intensidade de aromas, dos leves aos intensos, as principais famílias aromáticas:

Cítricos: utilizam matérias-primas extraídas de cascas dos citrinos, de frutas como: limão, bergamota, tangerina, mandarina, entre outras. Uma família aromática popular, porque produz perfumes leves e estimulantes.

Florais: a matéria prima é extraída das flores, normalmente uma única espécie para produzir um perfume, tais como: rosa, violeta e jasmim. Tem caráter delicado e discreto, em frascos bonitos.

Fougére: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, a família aromática representa a frescura das ervas herbáceas, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.

Chipre: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho, que lembram a essência da terra. São perfumes sofisticados, elaborados com a mistura de notas quentes e frias (cítricas com concentradas).

Amadeirados: grupo aromático extraído das madeiras, produzindo aromas fortes e sedutores, madeiras nobres tais como: pinheiro selvagem, sândalo e cedro do Líbano. Conferem ao perfume características como durabilidade e consistência. A esta família juntam-se ainda algumas resinas balsâmicas quentes: incenso e mirra. Possuem melhor resultado quando combinados com cítricos e florais.

Orientais: misturas consideradas mais intensas, junção entre especiarias exóticas constituídas normalmente das tuberosas, anis, canela, baunilha, patchouly, entre outros. São perfumes sofisticados, marcantes e sensuais.

Couros: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

O cheiro de cada lembrança é como uma máquina do tempo das sensações.

Referências:www.aromaty.com.brwww.paralelaescolaolfativa.com.br


Revisão ortográfica: Geyse Tavares

Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Nota do Autor:

Após a publicação desta matéria, Alfredo S. del Vigna enviou a seguinte nota:

"Parabéns pelo seu trabalho em prol da perfumaria brasileira, trabalho brilhante e elucidativo para muitos interessados na matéria.

Realmente o mundo das fragrâncias é apaixonante, capaz de nos fazer dedicar uma vida ao seu estudo e desenvolvimento.

No meu caso a paixão já nasceu na infância, nos jardins de minha mãe, quando fazia experiências com pétalas de flores e álcool da caixa de primeiros socorros!

Hoje a paixão aumenta a cada dia com a possibilidade prática de uma grande fábrica nas mãos e a missão de tornar acessível a todas as pessoas por mais humildes que sejam o acesso às fragrâncias mais extraordinárias, transformando seu mundo, ainda que por alguns minutos, em um lugar especial e maravilhoso!!!

Parabéns por participar desta transformação em um mundo melhor para todos !!!

Fraterno abraço!

Alfredo."