Se você nunca ouvir falar em k-pop (abreviação de korean pop), te aconselho a procurar mais sobre esse fenômeno. O estilo de músicas pop que surgiu na Coreia do Sul nos anos 90, deu início a esse feito fora do país asiático conquistando fãs devotos.
Hallyu, a “onda coreana” é o nome dessa febre que inclui não só a música, mas séries, filmes, jogos, livros, roupas e entre outros desejos de consumo. Além da expansão da cultura, essa interessante onda chama a atenção porque gerou um negócio bilionário para o país.
No entanto, não é um movimento novo. Você certamente se lembra do grande hit do rapper Psy, Gagnam Style lançado em 2013, que alcançou o feito do primeiro artista sul-coreano a atingir mais de dois bilhões de visualizações no videoclipe no YouTube. As bandas de k-pop, BTS e BLACKPINK são um exemplo claro dessa expansão da cultura. E sem contar o sucesso nos Estados Unidos do filme Parasita do diretor Bong Joon-ho, que levou o prêmio de melhor filme no Oscar em 2020.
Fora do mundo musical, temos os k-dramas (abreviação de korean dramas). As famosas séries fazem um grande sucesso nos aplicativos de streamings e nas redes sociais. Em 2020, a procura por conteúdos diferentes na pandemia de COVID-19 foi um fator contribuinte, levando a Netflix a disponibilizar dezenas de produções sul-coreanas.
Ainda existem estudos e pesquisas que confirmam esse aumento de novos telespectadores de k-dramas durante a pandemia. A série Crash Landing On You (Pousando no Amor em português) da Netflix, foi um sucesso entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, onde atingiu o top 3 de séries mais assistidas mundialmente. A história gira em torno de uma rica herdeira sul-coreana que durante um acidente de parapente, acaba parando na Coreia do Norte. Lá ela conhece um oficial norte-coreano que decide ajudá-la a esconder-se. Este romance mostra que o amor não conhece fronteiras.
O interesse pela Hallyu atinge o turismo que arrecada cerca de US$ 1,5 bilhões. Para os brasileiros que desejam visitar o país, o visto não é uma obrigatoriedade. Mas, por conta da pandemia, essa isenção foi suspensa com a finalidade de combater o avanço no número de contaminações da doença no país.
Soft power é um termo bastante relacionado a essa cultura. São cerca de US$ 500 milhões em investimento na exportação dessas produções com a expectativa de retorno entre US$ 10 bilhões. Entre 20% e 30%, tem o investimento do governo que age em prol para essa divulgação do país através da indústria cultural.
Com o destaque adquirido no mundo, o apoio do próprio governo como foi mencionado anteriormente com o soft power. Percebemos que a “onda coreana” vem quebrando barreiras e diversos preconceitos em relação à etnia asiática com a cultura do entretenimento. Com pequenos passos, essa força vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade em países com pouco conhecimento sobre esse grande efeito histórico.
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Revisão ortográfica: Anne Preste