Aborda as confusões que as pessoas simples fazem com o uso de aplicativos e tecnologias modernas e suas consequências
17.04.2021Atualmente, tudo é feito por aplicativo (App): agendar reunião, consulta, compras, reservas, atendimento ao cliente, até encontros amorosos e sexo. Proposta, orçamento, resultado de exame, confirmação, cancelamento, paquera, tudo vai e vem pelo App, sem contato humano. Ninguém conversa com ninguém. Tudo é maravilhoso, ou melhor, quase tudo. Em 9 entre 10 casos, não há qualquer problema. Mas o décimo, aí sim, tem problema!
Alguns aplicativos parecem ser feitos só para nerds. Ninguém diz que a meta é eliminar cargos. É preciso se acostumar com “business intelligence”, “chatbot” (robô) etc. O cidadão telefona para agendar um serviço, diz “bom dia”, pergunta pela família etc. e descobre que está conversando com máquina.
O moderno New Age Medical Center automatizou o atendimento ao cliente, ops, o Custumer Experience e o Custumer Relationship Management – CRM. Custou os tubos, mas gerou grande economia com a demissão de gente ultrapassada. Porteiros e atendentes foram substituídos pelo Remote Electronic Concierge. O estacionamento não tem manobrista, apenas Self Parking. Mas a demora na linha para atendimento incomoda, o menu de opções não tem fim e a música de espera é horrorosa, fora o “você é o 97o na fila e logo será atendido”. Para agendar pelo App é preciso concluir um detalhado cadastro.
Josinelson Benevides, cearense de Itapipoca, técnico da Check Up Refigeração (ou refrigeração?) Ltda, precisava reparar a central de ar condicionado da New Age. Telefonou para agendar horário e foi atendido pelo CRM, com quem não teve acordo. Baixou o aplicativo, sofreu para criar uma senha aceitável, preencheu o cadastro detalhado, respondeu o extenso questionário, mas não encontrou a opção “visita de técnico de ar”. Esqueceu a senha e a rotina de recuperação entrou em looping. Apareceu a mensagem: “você cometeu um erro”. Quando obteve sucesso, viu que a lista de opções era gigantesca e ele não conseguiu o que queria. Irritado, Josinelson percebeu que clicando no ícone da lupa, aparecia espaço para pesquisar. Pensou e escreveu “Check Up Analógico do Ar Condicionado”. Surgiu um calendário com vaga para a manhã seguinte. Agendou 9 horas e clicou OK. Em segundos recebeu o código de confirmação de agendamento e a mensagem “avalie nosso atendimento”.
Na manhã seguinte, estacionou o furgão em frente a New Age e apertou o botão do interfone. Uma voz anasalada pediu para digitar o código de agendamento e depois disse: “Senhor Josinelson, dirija-se à sala 7”. Ele ficou maravilhado. Sabiam seu nome! Entrou na sala 7 onde estava Ivonete, seu primeiro contato humano.
— Bom dia senhor Josinelson. Deite-se aqui, por favor.
— Deitar nessa cama? Mas por que? Eu só vim...
— Desculpe. É o protocolo da OMS – Organização Mundial da Saúde.
Ele quase não assistia TV, mas já tinha ouvido falar em OMS, protocolo, e sabia que era importante. A moça pegou uma seringa e ele perguntou o que era aquilo. A resposta foi que era algo muito importante para a saúde e não ia doer nadinha. Imaginando tratar-se da tal vacina, concordou e relaxou. Chegou a ouvir Ivonete dizer que o doutor Samuel já viria, e então apagou.
Josinelson despertou depois de duas horas, confuso e com coceira no “mucumbu”, palavra cearense para cóccix, ou “osso do pai João”. O sorridente doutor Samuel entrou na sala com um tablet em mãos e disse:
— Correu tudo muito bem. Mais uns minutos e o senhor irá para casa.
— Mas eu não...
— Não se levante ainda. Logo a tontura e o desconforto passarão.
— O que fizeram comigo? Por que eu dormi?
— Aplicamos uma injeçãozinha para relaxar e induzir o sono.
— Mas por que? Eu só precisava consert...
— Para tornar os procedimentos menos desconfortáveis para o senhor.
— Que procedimentos?
— Ultrassonografia transretal da próstata, colonoscopia e outros.
— Para que isso?
— É o que consta no fichário do aplicativo. Peço desculpas pelo calor. É que a central de ar condicionado está com defeito.
— Mas eu sou da oficina de ar condicionado e vi aqui só para fazer o Check Up Analógico do equipamento.
— Check Up Analógico! Hum, entendi. É que na tela do aplicativo só cabem treze caracteres e por isso registrou apenas “Check Up Anal”. 13 dígitos, incluindo espaços. K K K. Muito engraçado.
— Engraçado é teu mucumbu seu fío dum cabrunco. Vô ti pegá....
Josinelson não conseguiu se levantar e o doutor Samuel saiu correndo. Dois dias mais tarde a oficina Check Up Ltda enviou outro técnico. Josinelson se demitiu e voltou para o Ceará. O New Age Medical Center resolveu tornar o aplicativo mais amigável, ampliou o número de caracteres na tela e incluiu duas opções: Prestador de Serviço e Entregas. É a informática, sempre evoluindo!
Revisão ortográfica: Geyse Tavares