Outubro Rosa


São tantos meses com cores significando causas sociais que algumas pessoas se perdem no contexto.


Laerte Temple

03.10.2021

Essa coisa de atribuir a cada mês do ano uma causa social não dará certo. Vão faltar meses para tantas causas e, mesmo que se inventem mais meses, faltarão cores. Eu nunca dei bola para isso, mas minha mulher não pensa em outra coisa. Setembro ainda nem terminou e ela já falava em outubro rosa.

Toda vez que ela tocava no assunto eu respondia “hã-hã”, apenas para fingir que me importo, mas eu não dou a mínima. Se eu deixar, a coisa começa no café da manhã e vai até o anoitecer. Desta vez ela pendurou um enorme calendário na parede da cozinha e pintou de rosa o todo o mês de outubro.

A gente teve uns perrengues no início do ano por causa dessa mania que algumas esposas têm de xeretar o celular dos maridos. Não sei por que fazem isso. Desde os tempos de namoro que a gente se pega e faz barbaridades sem problemas. Agora, xeretar o celular do outro, isso é desrespeito! Sempre fui semifiel ao extremo, mas ser fiel a uma só é trair todas as outras! Não consigo ver uma amiga sofrendo e não fazer nada para consolar. Já minha mulher diz, depois que casa, o homem não tem mais “amiga”. Tem só “aquela vadia”.

O pessoal do bar sugeriu disfarçar os nomes das amigas na agenda do celular, mas minha imaginação não é muito boa e a mulher é esperta demais. Descobriu com facilidade a senha (meu aniversário), e os codinomes que criei: Margarido, Amélio, Soraio, Marildo. Aí ela começou uma grave de sexo que já dura sete meses. Preciso camuflar melhor os nomes delas.

Neste sábado, ela acordou bem cedo, o que não é normal, e saiu sem dizer nada. Quando fui tomar café, lá pelas 10:30, vi coisas estranhas na mesa da cozinha: folhetos de hotel nas montanhas, Spa, cruzeiro marítimo, joias. Ela deixou um bilhete carinhoso dizendo que ia arrumar o cabelo, fazer as unhas, os pés, almoçar com as amigas e voltaria lá pelas 16 horas. Nunca tive tanto sossego num sábado. Será que outubro rosa é mês de dar presente para a mulher? Se ao menos ela desse, alguma dica! Por que não abre logo o jogo? Pesquisei no Google e fiquei abismado com o que li sobre os meses coloridos.

Fevereiro roxo é dedicado ao Alzheimer. Março lilás é câncer de colo de útero e abril azul é autismo. Mas tem também o março azul marinho, para câncer de colo retal e abril verde, para acidentes de trabalho. Não disse que ia faltar mês? Olha aí, duas cores num mês só! E também tem o maio roxo, maio amarelo e assim por diante. O quem tem a ver os meses e as cores com essas causas?

Quando vi o que significa novembro azul, fiquei chocado. É cada coisa que o povo inventa e ainda por cima chamam campanha de conscientização! É uma violência contra os machos alfa como eu, isso sim. Não é à toa falta homem no mercado. Pensando bem, melhor pra mim.

Finalmente achei Outubro Rosa: câncer de mama. Fiquei preocupado e resolvi me aprofundar no assunto. Li artigos, entrevistas e assisti vídeos sobre como fazer o autoexame e detectar nódulos apalpando os seios. Será que alguma das minhas amigas tem câncer de mama e minha mulher está querendo me alertar? O que devo fazer? Telefonar para elas? Oferecer-me para auxiliar no diagnóstico precoce?

Fazia um tempão que eu não frequentava as redes sociais. Aproveitei que a patroa saiu e abri o Instagram das amigas. Nada anormal, nenhum problema com as mamas. E cada mama! Abri o Facebook e procurei os perfis delas. Tudo tranquilo. Repararam como tem propaganda nas redes sociais? Não consigo pesquisar dois perfis sem entrar anúncios na tela para atrapalhar, os tais “pop-up”.

Eu já estava ficando maluco quando resolvi acessar o perfil da minha esposa. Muitas postagens das amigas e dos parentes: cumprimentos, flores, apitos, confetes, taças, bolos. Aí eu me toquei: Outubro, Rosa. Estamos em outubro e o nome da minha mulher é Rosa. Se não me falha a memória, talvez seja seu aniversário! Tá vendo? Não fosse a preocupação com o eventual câncer de mama das amigas, não teria me lembrado do aniversário dela!

Êpa. Ela disse que ia arrumar o cabelo, fazer os pés, as mãos e é seu aniversário. Onde foi mesmo que vi aquele anúncio da Polishop? Acho que foi no Facebook. Tem promoção de Robô Aspirador de Pó e Jogo de Panelas. Vou já na loja comprar um dos dois e embrulhar para presente. Depois é só tomar banho, abrir umas cervejas e pedir delivery do Habbib’s. Tenho certeza que ela vai se emocionar. Acredito que a greve acaba hoje!


Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.