Diante do atual cenário e com a população de rua tão exposta, portanto, correndo e transmitindo riscos como todos: FICAR EM CASA é a orientação.
Mas como? Para quem vive nas ruas devido ao vício em drogas ou álcool; perda do emprego; estrutura familiar frágil; desgosto com a vida e até mesmo por opção pela liberdade que imaginam que a "rua" dá.
Com a crise do Covid 19, o trabalho voluntário social de algumas ONGs ficou reduzido, principalmente no fornecimento de refeições; deixando esta população carente de assistência. A pergunta que não quer calar: O que será deles?
Preocupados com estes cidadãos, vários grupos*, sob a coordenação da ECOS - Articuladora de Mobilização Social, se movimentam para encontrar soluções de acolhida e isolamento da população em situação de rua. Acreditam que juntos ganham força e voz e, com isso, podem sensibilizar o poder público para que algo seja feito o quanto antes.
Para reportarmos o quão é sério os riscos destes cidadãos invisíveis que vivem ao relento, o Cidadão e Repórter disponibiliza vídeos recebidos de vários grupos que atuam, voluntariamente, orientando para amenizar as ameaças do COVID 19 na população de situação de rua. Desta forma, ajudando a ecoar estas vozes, também nos unimos a esta luta.
Abayomi
Aliados do Bem
Alimente-me
Anjos da Cidade
Atim
Café dos Amigos
Doadores de Alegrias
Ecos/Sementes do Amor
Grupo do Bem
Instituto Ninho Social / Projeto Lavanderia
Instituto GAS
Instituto Human
Irmãos em Cristo
Mãos na Massa
Os Invisíveis
Projeto Lavanderia
Projeto Superação
Sementes de Amor
SP Invisível