Terra de Nazaré


Terra de Nazaré na 6ª Mostra de Cinema Feminista


Cleo Brito

25.08.2021

O filme Terra de Nazare estará disponivel gratuitamente no site do Festival dias 26,27 e 28.

Dirigido pela cineasta Shaynna Pidori, o média-metragem Terra de Nazaré integra a programação da 6ª Mostra de Cinema Feminista.

O filme conta a história de Maria Nazaré Souza, a Nazaré Flor - como era conhecida, líder comunitária com grande representividade, poeta, educadora, costureira, catequista e parteira, tudo em uma única mulher de luta. Cofundadora do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE). Em Apiques, assentamento Maceió, no Ceará, Nazaré Flor transformou a vida da comunidade e das mulheres que lá moram, lutando pela terra e a favor da emancipação. O filme foi finalizado após a morte de Nazaré, cujo legado permanece presente na história do assentamento e do movimento feminista brasileiro e mundial.

"A gente nunca tem o nome da gente” é uma denúncia ao anonimato feminino, pelo fato das mulheres geralmente serem reconhecidas como a filha do fulano ou esposa de beltrano e que ganhou popularidade graças a militância política, a poesia e as músicas que ela mesma compôs. Mulheres que se inspiram em Nazaré Flor reconhem a importância de sua luta na conquista de um território, na construção de escolas e, principalmente, na conscientização de que podem ser fortes, incentivadas pela sua filosofia de luta - que é acreditar que as barreiras são transponíveis, quando se tem vontade de vencer, basta ir à luta.

Um filme muito bem realizado e que merece todo o mérito, por nos trazer uma história real e inspiradora de uma mulher forte que representa as muitas Nazarés invisíveis pelo Brasil e pelo mundo. Parabéns.

O FESTIVAL

A 6ª Mostra de Cinema Feminista acontece entre os dias 14 de agosto e 3 de setembro completamente gratuita! Com 126 filmes nacionais e internacionais e ainda 5 debates sobre a produção cinematográfica contemporânea! A programação contém uma produção diversificada de filmes.

A DIRETORA

Shaynna Pidori nasceu em São Paulo, Brasil, estudou Jornalismo e Ciências Sociais, ambas as graduações contribuíram para sua formação de documentarista, educadora e idealizadora de projetos. Em 2005, viajou ao México para filmar o Segundo Encontro de Mulheres Rurais e Indígenas da América Latina. A diversidade de grupos étnicos que participaram do evento a fez querer saber mais sobre o país. Durante o encontro, conheceu o trabalho da associação civil sem fins de lucros Telemanita e juntou-se a ela como colaboradora. A partir dessa união, trabalhou na produção de mais de 40 filmes etnográficos com mulheres das etnias Nahua, Ikood, Otomi, Mixteca, Sapoteca, Tzotzil, Maya e Totonaca. Em 2017, recebeu a bolsa PECDA-Morelos para realizar o documentário "Um quadro para Yoselin". No Brasil, escreveu e dirigiu “Baile do Carmo” e “O lenço do Samba”, documentários selecionados no edital Etnodoc, financiados pela Petrobras e transmitidas pela TV Brasil. Em 2018, a “Terra da Nazaré” foi selecionado no programa Rumos da Fundação Itaú Cultural. Em parceria com a Federação dos Trabalhadores rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Pernambuco (FETAPE) realizou a série “Margaridas de Pernambuco em Marcha” (2020).

Redes sociais:

https://cardume.tv.br/vi-mostra-de-cinema-feminista/

Facebook

Vimeo (trailer)


Matérias relacionadas:

Conversa com mulheres apresenta Shaynna Pidori

Curta sobre vida e luta de mulheres rurais conquista 1º lugar em festival

Conversa com mulheres apresenta Cicera Nunes (presidente da FETAPE)



Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.