Templo Zu Lai - dia de cerimônia
O Templo Zu Lai está situado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Sua grande e bela construção de 10 mil m2 de área construída, em uma área total de 150 mil m2, está repleta de muito verde, esculturas e com jardins direcionados ao Lago Zu Lai, por meio de uma ponte oriental. Segundo o portal do templo, a estrutura foi desenvolvida por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros e as obras foram concluídas em outubro de 2003, fazendo surgir, assim, a “Terra Pura”.
Ao adentrar são vistas imagens de Buda e estátuas de monges, bastante característico da cultura e da história que rege o lugar. O pátio direciona às salas de cerimônias e para a prática de meditação. Em respeito às doutrinas do templo, é preciso saber os pontos em que as fotos são permitidas e outras recomendações para poder transitar no espaço religioso.
O retiro espiritual, onde é possível se hospedar, transmite tranquilidade e também é palco de cerimônias dentro da concepção budista, ensinamentos sobre sua filosofia, grupos de estudo e círculos de leitura sobre o Darma e, claro, local ideal para prática de meditação. A Fundação “Filhos de Buda” elaborou o projeto de mesmo nome e mediante o seu Centro de Tradução, tem trabalhado na divulgação dos ensinamentos budistas em língua portuguesa.
Porém, diante das medidas de segurança e proteção contra a Covid-19, o monastério está com suas atividades presenciais suspensas. No próprio site do templo estão disponíveis materiais de áudio e vídeo, a Midiateca, e também a revista e boletim Templo Zu Lai. É possível cadastrar seu e-mail e ficar por dentro das ações on-line e quando será a reabertura oficial para visitas presenciais.
Vídeo de Boas Vindas do portal do monastério
Revisão ortográfica: Leilaine Nogueira