O município de São Roque, situado no interior de São Paulo, tem sua identidade marcada pela alta produção de vinhos. A cidade foi fundada em 1657 pelo bandeirante Pedro Vaz de Barros, e no ano de 1864 se tornou oficialmente um município. A origem do nome São Roque é devido à devoção do fundador por este santo. A Igreja Matriz, localizada na Praça da Matriz, é o mesmo lugar onde Vaz de Barros construiu a primeira capela ao lado de sua residência, em 1667. Com a vinda dos imigrantes, que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da região, São Roque começa a crescer no setor agrícola com o cultivo do trigo e uvas. A construção da Estação Ferroviária, projetada em junho 1874, naquele tempo composta por três estações, atualmente é um ponto turístico, tanto que para fortalecimento do turismo a locomotiva da antiga Estação Ferroviária São Roque voltou a funcionar em maio de 2021, na presença do Prefeito Guto Issa, assim ampliando novos pontos de visitação.
“São Roque perdeu muito por cada dia que essa locomotiva ficou parada. Hoje, demos um passo importante. Estamos fortalecendo o turismo da nossa cidade, que traz junto crescimento econômico e oportunidades de emprego. Vamos colocar definitivamente o Centro na rota do Turismo”, ressalta o prefeito.
Igreja da Matriz
Prato com alcachofra
Estação ferroviária
Mesmo marcada pela expressão “terra do vinho”, o local também é a “terra das alcachofras”. Quando nem se pensava em isolamento social, em razão ao combate à Covid-19, era anualmente realizado nos meses de outubro e novembro a Expo São Roque, um grande evento que une as duas iguarias: vinho e alcachofra. Antes do turismo a cidade mantém as tradições dos imigrantes italianos e portugueses, facilmente percebida durante o passeio. A 60 km de São Paulo, a cidade é servida por duas grandes rodovias, Raposo Tavares e Castelo Branco, ou a viagem pode ser feita por empresas de turismo pela Viação Cometa. Curiosamente, em julho de 1942, aconteceu o primeiro evento do Brasil vinculado à produção e comercialização do vinho. Conforme o portal do IBGE/2020, estima-se uma população de 92.060 são-roquenses.
Dentre os pontos para visitação o destaque vai para Vila Don Patto, um amplo centro gastronômico português, e a famosa Vinícola do Góes que tem nove vindimas e um tour conduzido em visita à fábrica. Para quem quer curtir as vinícolas, a dica é seguir a Rota do Vinho, trajeto composto pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Já para os visitantes de primeira viagem à cidade, a dica é a compra de passeios guiados.
Vila Don Patto
Vinícola Goés
A Brasital surgiu em 1890, pelo industrial italiano Enrico Dell’Acqua. O nome se dá pela mescla do nome Brasil e Itália, uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil, construída com materiais trazidos do país europeu. Atualmente, o local abriga o centro cultural e biblioteca municipal, tem uma área verde preservada para praticar uma trilha ecológica que dá acesso a uma cachoeira. Ainda sobre o ecoturismo, o Morro do Saboó, que em tupi-guarani significa “morro pelado”, é o pico mais alto de São Roque, não pode ficar de fora. Ali não há crescimento de árvores, mas tem uma imensa vegetação rasteira. Quando o céu está límpido, é possível avistar as cidades de Sorocaba, Mairinque, Itu e Araçoiaba da Serra
Brasital
Morro do Saboó
Outra sugestão de roteiro é a cervejaria e destilaria Stoliskoff que fabrica artesanalmente seus produtos desde gin a cerveja. Em meio a belas paisagens, é possível praticar esportes radicais no complexo Skin Mountain Park, como esqui e snowboard que conta até com teleférico. O espaço oferece estrutura para toda a família com a presença de restaurantes, cafeteria, berçário e enfermaria.
Cervejaria e destilaria Stoliskoff
Entrada do Ski Mountain Park
Essas e outras atrações da cidade interiorana paulista podem ser conferidas em qualquer época do ano e no site da prefeitura de São Roque, lembrando que, devido aos reflexos da pandemia da Covid-19, verifique os protocolos de segurança para realizar a visita.
Contatos, fotos e redes sociais:
Prefeitura de São Roque:
Guto Issa - Prefeito de são roque - Instagram
Brasital:
Vinícola Goes
Cervejaria e Destilaria Stoliskoff:
Arterra Turismo:
Skin Mountain Park:
Roteiro do Vinho:
Revisão ortográfica: Anne Preste