Mercadão de São Paulo


O local é um dos pontos turísticos mais visitados na capital paulista


Indira Rodrigues

22.07.2021
Mercado municipal de São Paulo — Foto: Vagner Campos/TV Globo

O Mercado Municipal Paulistano – ou Mercadão, como é popularmente conhecido – foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, data em que é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo. Antes disso, na época da Revolução Constitucionalista (1932), o edifício abrigou armas e munições. Em 2016, o ícone de referência gastronômica e turístico da cidade de São Paulo foi um ponto de revezamento da tocha olímpica. Alguns comerciantes oferecem aos visitantes que transitam pelas barracas provas de algumas frutas para experimentar, sejam nacionais ou importadas, que se destacam por suas cores e aromas.

Banca de frutas. Foto: Portal do Mercadão
Banca de vinhos. Foto: Indira Rodrigues
Condutor da tocha olímpica dentro do Mercadão (2016). Foto: Portal do Mercadão

No dia 15 de abril de 2021, a Prefeitura de São Paulo assinou o contrato oficializando a concessão por 25 anos da iniciativa privada para administrar tanto o Mercado Municipal de São Paulo quanto o Mercado Kinjo Yamato, chamado de Consórcio Novo Mercado Municipal, formado pela Brain Realty Consultoria e Participações e o Fundo de Investimento Mercado Municipal. “O acordo prevê que, em até 24 meses a contar da data da ordem de início, a concessionária deverá investir obrigatoriamente no restauro e reforma dos mercados, em conformidade com as especificações técnicas, exigências de operação e ambientais, bem como as normas vigentes e os órgãos de tombamento”, informa o comunicado publicado no portal da Prefeitura de São Paulo. O acordo estabelece ao grupo obrigatoriamente o dever de investir R$ 83,1 milhões em reformas do espaço, sendo a ampliação e construção de sanitários, fraldários, iluminação, sistema de aproveitamento de água, correção de danos e reconstituição da fachada, escadas rolantes e elevadores, adequação à acessibilidade, reconstrução e restauro das esquadrias e peças originais do mercado. Segundo a Prefeitura, a proposta apresentada pelo consórcio vai gerar um benefício econômico estimado em R$ 225 milhões, incluindo investimentos, outorgas e pagamento de impostos. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico, passando pela sua maior reforma antes do edital deste ano.

Loja de laticínios. Foto: Indira Rodrigues
Banca de frios. Foto: Indira Rodrigues
Pitayas. Foto: Portal do Mercadão

O espaço conta com mais de 290 boxes, que oferecem grande variedade de temperos, carnes, bacalhau, bebidas, frutas, o popular sanduíche de mortadela que chega a pesar meio quilo e até uma feira de artesanato.

Se quiser fazer compras, descobrir novidades gastronômicas, vá ao Mercado Municipal, localizado na Rua da Cantareira, 306, no Centro de São Paulo. Antes de ir, atenção aos protocolos de prevenção para evitar o contágio da Covid-19.


Redes Sociais :


Mercadão

Facebook

Instagram

Site


Prefeitura de São Paulo

Facebook

Instagram


Consórcio Nacional

Site



Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.