Ponte Juscelino Kubistchek – Brasília - Crédito: Arquitetura e estilo de vida
O dia 10 de setembro é marcado pela campanha na luta contra o suicídio. No Brasil, a data foi escolhida em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), inspirado no caso do jovem estadunidense de 17 anos que provocou sua própria morte, em setembro de 1994. Ele tinha um Mustang 1968 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que estivessem lidando com problemas emocionais.
Crédito das fotos: Arquitetura e estilo de vida
No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Segundo a ABP, ultimamente, tem aumentado o número de jovens que entram nas estatísticas. Com o passar dos anos, a campanha tornou-se uma grande movimentação, que envolve pontos turísticos e célebres monumentos históricos, os quais são destacados pela cor amarela trazendo visibilidade e apoio à causa. Embora a motivação pelo suicídio seja difícil de diagnosticar, é possível evitar tal ato, por exemplo, com a identificação de tentativas de suicídio ou de doenças mentais.
Se você precisa dessa assistência, pesquise em sua cidade postos de atendimento públicos ou organizações que oferecem o serviço gratuitamente, como o CVV, que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Fontes e redes sociais
CVV - Centro de Valorização da Vida
OMS - Organização Mundial da Saúde
PIX Mídia
G1.com
Superfluo Necessário