A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), há mais de 220 anos. Naquela época, os remédios utilizados traziam mais danos do que benefícios e Hahnemann não concordava com isso. Motivado pelo princípio geral do desenvolvimento da homeopatia “semelhante cura semelhante”, ele iniciou, então, uma pesquisa farmacológica em busca de medicamentos que promovessem a cura sem prejudicar o paciente. Em seus estudos, o ponto positivo da homeopatia causa menos efeito colateral do que outros fármacos. Desde 1980, no Brasil, esta especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, uma vez que sua função é utilizada em vários países, e referenciada em estudos científicos, tendo sua eficácia comprovada por diversas pesquisas em renomadas publicações que abordam esta medicina alternativa.
O medicamento homeopático pode complementar a outros remédios alopáticos, ou seja, temos um tratamento alternativo e outro refere-se à medicina convencional, ambos com a finalidade de promoção da saúde.
A origem do medicamento homeopático pode ser mineral, vegetal, animal, e também de produtos químicos, farmacêuticos e de origem biológica. O plano terapêutico pode ser feito com pastilhas, líquidos ou comprimidos e a via de administração pode ser por via oral ou por meio de gel. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprova o uso da homeopatia para quase todas as doenças, mas recusa que esse método seja utilizado para tratamento de doenças graves, como malária, tuberculose, câncer e Aids, por exemplo, sendo que para estes casos o ideal é o tratamento clínico indicado pelo médico convencional. Toda receita prescrita pelo profissional é individualizada e não se deve compartilhar remédios homeopáticos com outras pessoas, mesmo que os sintomas sejam os mesmos. Importante destacar que a homeopatia não é uma medicina de plantas ou ervas (fitoterapia).
Fontes e redes sociais:
Associação Médica Homeopática Brasileira
Video sobre o dia da homeopatia
APH - Associação Paulista de Homeopatia - Revista de Homeopatia
Revisão ortográfica: Leilaine Nogueira
Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.