Em um ano marcado pela crise sanitária de COVID-19, turbulência econômica, aumento da inflação, interrupções na cadeia de produção de alimentos, a resiliência foi uma marca registrada das famílias atendidas pela Habitat para a Humanidade Internacional.
Relatório Anual da organização para o ano fiscal de 2021 mostra como a principal organização global de habitação sem fins lucrativos ajudou mais de 4,2 milhões de pessoas a construir ou melhorar o lugar que chamam de lar.
Em um momento em que um lar seguro está na linha de frente na prevenção ao novo coronavírus, contamos com o apoio de mais de meio milhão de voluntários para ampliar a construção, defesa e conscientização sobre a necessidade global de acesso a moradia digna e segura.
“A pandemia trouxe muitas incertezas para nossas vidas, mas uma coisa que não mudou é o compromisso da Habitat para a Humanidade em construir um mundo mais seguro através de moradias dignas e acessíveis”, Jonathan T.M Reckford, CEO da Habitat para a Humanidade Internacional. “Graças aos nossos apoiadores, parceiros e voluntários que colocam a missão da Habitat em prática todos os dias, 4,2 milhões de pessoas possuem um lugar melhor, mais seguro e digno para morar neste momento crítico em que ainda vivemos“.
O relatório cobre o primeiro ano fiscal completo da organização (1 de julho de 2020 – 30 de junho de 2021) durante a pandemia COVID-19. Embora muitas das atividades tradicionais da organização tenham sido afetadas ou reduzidas por conta das restrições necessárias apontadas pelas autoridades de saúde pública, a rede da Habitat em todos os 50 estados dos EUA quanto nos programas nacionais em mais de 70 países inovou formas de executar a missão e os projetos da organização.
O relatório também demonstra como os apoiadores da organização foram capazes de continuar a causar impacto além das atividades de construção e melhorias habitacionais tradicionais.
Através das atividades de incidência política, mais de 8,5 milhões de pessoas tiveram a oportunidade de melhorar suas condições de moradia em todo o mundo.
Cost of Home – campanha de defesa da acessibilidade habitacional nos EUA para conseguir e garantir o apoio do Congresso a iniciativas relacionadas ao acesso e a garantia a moradia para população economicamente mais impactada pela pandemia.
Essa ação ajudou a garantir 9,96 bilhões de dólares para um fundo de assistência para proprietário de imóveis não quitados. Evitando, dessa forma, que famílias precisem hipotecar suas moradias.
O impacto do Habitat é sentido localmente em mais de 70 países ao redor do mundo. Este ano, a Habitat ajudou mais de 1,1 milhão de pessoas na região da Ásia e do Pacífico, quase 1,6 milhão de pessoas na Europa, Oriente Médio e África, mais de 1,4 milhão de pessoas na América Latina e no Caribe e mais de 30.000 nos Estados Unidos e Canadá. Desde a sua fundação em 1976, a Habitat for Humanity já ajudou mais de 39 milhões de pessoas a construir ou melhorar suas casas em todo o mundo.
No ano fiscal de 2021, a Habitat for Humanity International relatou US $ 361 milhões em receita, junto com uma estimativa de US $ 2,3 bilhões em receita total por meio da rede federada da organização de organizações Habitat nos EUA e em todo o mundo. As demonstrações financeiras auditadas são publicadas junto com o relatório anual.
Assista o video 'Levando acesso à água e saneamento a quem precisa'