Aproximadamente 45% das pessoas afetadas pela diabetes não sabem que estão doentes, o que reforça a necessidade de cuidados e prevenção. Um simples exame de sangue pode revelar se você tem a enfermidade. Usando o aparelho glicosímetro, seguido por uma picada no dedo, é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Este tipo de diagnóstico é chamado de teste de glicemia capilar. Quando recomendado por um médico, essa medição pode ser feito em farmácia ou em casa. A Federação Internacional de Diabetes (IDF) divulgou novos números que mostram que 537 milhões de adultos convivem com diabetes em todo o mundo – um aumento de 16% (74 milhões) desde as estimativas anteriores da IDF em 2019.
A 10ª edição do Atlas de Diabetes constatou também que 15,7 milhões de adultos (10,5%) convivem com diabetes no Brasil – ou um em cada 10 adultos. É de extrema importância que as pessoas se conscientizem sobre a gravidade desta doença que pode levar à morte e desencadear a outros problemas de saúde, como a doença arterial periférica, que reduz o fluxo de sangue para os pés.
Além disso, pode haver redução de sensibilidade devido aos danos que a falta de controle da glicose causa aos nervos. Essas duas condições fazem com que seja mais fácil sofrer com úlceras e infecções, que podem levar à amputação. Depressão, estresse, glaucoma são outras doenças que podem vir acompanhadas da diabetes.Essa enfermidade também está relacionada a hábitos comportamentais, pois a diabetes pode surgir devido ao sobrepeso, colesterol, hipertensão, ingestão de alimentos que contenham muito açúcar ou gordura e, principalmente, a falta de exercício físico, embora o histórico familiar deve ser levado em consideração. “Pessoas com fatores de risco como obesidade e histórico de diabetes na família, assim como pessoas com pré-diabetes, devem retornar ao médico e fazer seus exames de check-up o quanto antes”, alerta o Dr. Mark Barone, vice-presidente do IDF e fundador do FórumDCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis).
Em incentivo à população dar atenção à sua saúde, o laboratório farmacêutico Roche Diabetes Care, referência no mercado de monitorização da diabetes no Brasil e no mundo, lança a campanha “Resposta na Ponta do Dedo”. A iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e IDF-SACA (International Diabetes Federation – South and Central America).
Por meio de um teste on-line os interessados em entender o risco de desenvolver diabetes tipo 2 respondem às perguntas sobre os hábitos de vida e histórico familiar. Para fazer o teste, basta acessar o site: Resposta na ponta do dedo
Ao menor sintoma ou para realização de exames de rotina o ideal é procurar um médico e ficar atento aos riscos que a diabetes pode causar.
Fontes e mídias sociais:
ADJ -Associação de Diabets Juvenil/