O Dia do Doador de Sangue é voltado a agradecer a solidarização dos doadores e conscientizar sobre a importância da doação de sangue. É celebrado no dia 25 de novembro desde sua sanção pelo presidente Castello Branco com o Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964. Também é a data do aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.
A campanha ‘Sangue do Meu Sangue’, criada pela BETC HAVAS, em parceria com a Sthorm, une mãe e filha pela primeira vez em uma ação de comunicação, com o propósito de incentivar a doação de sangue voluntária, reforçando que laços sanguíneos vão muito além de árvores genealógicas e biologia. A campanha tem o apoio da Fundação Pró-Sangue em São Paulo e de diversos outros hemocentros por todo o país.
O filme mostra diversos personagens, de universos que parecem completamente distintos, mas que têm o mesmo tipo de sangue correndo nas veias. Por isso, sob uma ótica diferente, Xuxa e Sasha mostram que ‘quando você descobre que tem mais gente que é sangue do seu sangue, sua família fica maior do que você imagina’.
Além do filme, a iniciativa conta com peças digitais e out of home, também desenvolvidas pela agência BETC HAVAS. Durante o período de veiculação da campanha, artistas doadores de sangue serão convidados a colocar em seus perfis, no Instagram, o emoji de sangue com seu tipo sanguíneo para mostrar que participam da ‘Liga Sangue do meu Sangue’, motivando mais pessoas à prática que salva milhares de vidas.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), para se tornar um doador é necessário ter alguns requisitos para seguir com o ato solidário.
Homens e mulheres;
Ter entre 16 e 68 anos;
Ter acima de 50 quilos;
Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
Estar bem alimentado e descansado;
Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
As grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;
Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias.
A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Mensalmente, coleta e processa cerca de 10.000 bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde de São Paulo, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.
“A pandemia imprimiu um novo sentido à vida, mostrando que, mesmo distantes, as pessoas estão conectadas de alguma forma entre si. E a doação de sangue amplia bem o sentido de conexão humana, na medida em que o sangue é um elemento que une as pessoas, à semelhança dos laços biológicos”, ressalta o presidente da Fundação Pró-Sangue, Prof. Dr. Vanderson Rocha.
Essa tarefa representa um grande desafio diário, uma vez que o sangue é fruto de doação voluntária e que em nosso país ainda não há uma cultura de doação de sangue com regularidade e,infelizmente por conta da pandemia os estoques de sangue tiveram uma redução nos bancos de diversos hemocentros. E para quem deseja sabe onde doar, acesse o portal da Fundação Pró Sangue e busque por Postos de Coleta em São Paulo, Guarulhos, Osasco e Barueri.
Fontes:
Fundação Pró-Sangue
OMS Brasil