Esquecimento jamais!

Construa seu palácio da memória

por Marcelo Thalenberg

16.09.2019

Palácio da Memória

Em um tempo em que não existia gráfica ou facilidade de escrita a memória era de suma importância. Os antigos gregos consideravam a memória uma identidade sobrenatural ou divina: era a deusa Mnemosyne, mãe das Musas, que protegem as Artes e a História. A deusa Memória dava aos poetas e adivinhos o poder de voltar ao passado e de lembrá-lo para a coletividade. Tinha poder de conferir aos mortais, pois quando o artista ou o historiador registram em suas obras a fisionomia, os gestos, os atos, os feitos e as palavras de um humano, este nunca será esquecido e, por isso, tornando-se memorável, não morrerá jamais.

O texto mais antigo de treinamento de memória que se tem conhecimento é do século V a.c. O método de loci (do latim local) também conhecido como “método da jornada” ou “palácio da memória” consiste em associar visualizações de locais conhecidos como a sua própria casa com os assuntos que precisa memorizar. O método é tão eficaz que praticamente todos os campeões do campeonato mundial de memória o utilizam e você também pode aprender.

Campeonato Mundial de Memória

Ocorre desde 1991 e em 2007 o primeiro brasileiro participou do campeonato.

Joshua Foer um jornalista americano ao cobrir um dos campeonatos mundiais de memória ficou entusiasmado com o tema e diversos competidores o instaram a aprender e competir. Joshua venceu o campeonato após este aprendizado.

A história deste aprendizado é contada no livro “Moonwalking with Einstein - The Art and Science of Remembering Everything” (A Arte e a ciência de lembrar-se de tudo). Assista a palestra de Joshua no TED legendado em português neste link.

Existem dezenas de vídeos e textos disponíveis online para começar.

Recomendo a leitura do artigo “Como construir um palácio da memória” neste link.