Anne McClain

Astronauta dá dicas para lidar com o isolamento

por João Aranha

25.05.2020

Enquanto a pandemia continua a assolar o planeta Terra, as viagens espaciais continuam a ocorrer.

Cercados de cuidados especiais, dois cosmonautas russos e um astronauta americano partiram rumo à Estação Espacial Internacional, em 9 de maio último.

A ISS é um projeto desenvolvido em parceria pelos Estados Unidos, Canadá, Japão, Rússia e países europeus integrantes da Agência Espacial Europeia, que tem como objetivo manter um laboratório espacial, com vários experimentos em ambientes de microgravidade. Aproveitam também para monitorar a Terra e dar suporte a viagens espaciais cada vez mais longas.

Desde que a Nasa interrompeu suas viagens com os ônibus espaciais, os americanos ficaram na dependência dos russos, partindo de uma base do Cazaquistão e usando a nave russa Soyuz MS-16.

Contando com a colaboração da iniciativa privada, mais precisamente com a Space X e sua cápsula Crew Dragon, a Nasa pretende brevemente retornar aos voos com foguetes americanos saindo de bases americanas.

Acostumados a longos períodos de isolamento na Estação Espacial, viajantes espaciais dão algumas dicas de como lidar com longos períodos de confinamento. Este é o caso da astronauta Anne McClain, a mais jovem e promissora astronauta da Nasa. Ela será, provavelmente, a primeira mulher a pisar em solo lunar. Já esteve por longos períodos na ISS e, juntamente com Christina Kock, se tornou uma das primeiras mulheres a fazer uma caminhada no espaço.

Veja a seguir, em entrevista montada pelo CeR — com base em depoimento dado à imprensa internacional — o que McClain aconselha a respeito de longo confinamento, vivendo intimamente com um grupo que bem poderia ser o dos nossos familiares.

CeR: Quais são as regras básicas, os chamados “comportamentos expedicionários” que um astronauta deve seguir em longos períodos de isolamento?

Anne McClain: Comportamentos expedicionários são um conjunto de habilidades que facilitam a dinâmica de pessoas vivendo juntas.

CeR: Quais seriam essas habilidades?

Anne McClain: São cinco. A habilidade 1 é comunicação. Falar de modo a ser claramente compreendido. Ouvir e questionar para entender. Escutar ativamente, pegar sinais não verbais e identificar, discutir e resolver conflitos. Admitir quando errou.

CeR: A segunda?

Anne McClain: É liderança. Adaptação a situações novas, estabelecendo ambiente de confiança. Lidere pelo exemplo. Ofereça soluções, não só problemas.

CeR: A terceira?

Anne McClain: Autocuidado. Manter seu nível psicológico e físico, o que inclui higiene, gerenciamento do tempo e atividades pessoais, sono e manutenção do humor.

CeR: A quarta?

Anne McClain: Cuidado com a equipe. Controle do estresse do grupo, fadiga, doença, suprimentos, recursos, carga de trabalho, etc. Voluntarie-se para tarefas desagradáveis. Divida o crédito, assuma a culpa.

CeR: E a última?

Anne McClain: A habilidade 5 é a convivência em grupo. Como as pessoas cooperam e se tornam uma equipe a fim de atingir uma meta. Respeitar papéis, responsabilidades e carga de trabalho. Trabalhar para garantir uma atitude positiva da equipe. Manter a calma em conflitos.


Revisão: Maitê Ribeiro