Tecnologia

Qual aparelho escolher?


Como saber o melhor para meu uso?


Paula Temple

19.10.2021

Entre tantas opções no mercado é comum ficarmos perdidos entre qual modelo e marca escolher nas diferentes categorias de aparelhos disponíveis. Neste artigo daremos um passo atrás. Antes de pensarmos em marca e modelo, você sabe qual é o tipo de aparelho mais indicado para seu tipo de uso?

Com o advento da tecnologia que corre muito mais rápido do que conseguimos acompanhar, hoje em dia estamos totalmente reféns dos nossos aparelhos eletrônicos, sejam eles o telefone celular, o laptop, o desktop, o tablet, entre outros menos comuns.

É verdade que hoje em dia um bom aparelho celular smartphone atende a maioria das necessidades do usuário comum: WhatsApp para conversar com amigos, famílias e clientes, redes sociais mais comuns como Facebook, Instagram e Twitter, busca na web, navegação em sites, bancos e, não podemos esquecer, fazer ligações.

A cada dia aparecem novos aplicativos e funções que facilitam nossa vida e permitem que tudo seja feito no telefone, literalmente na palma da mão (quem aí lembra dos Palmtops?!). Mas, ainda assim, como saber se preciso de um segundo ou até terceiro equipamento?

Os tablets são aparelhos bacanas. Entretém as crianças com filmes, vídeos e jogos. Eu, a autora, amo usar o meu para ler livros no aplicativo do Kindle, a tela do celular não me atende pelo tamanho. Vídeos e programas no YouTube ou Netflix/Disney/Amazon, o novo serviço de streaming criado no momento também vão muito bem na tela do tablet: nem muito grande, nem muito pequena, mas com mobilidade fácil. Gosto de levar na academia para passar o tempo na esteira.

Os computadores, tanto os laptops quanto os desktops (com teclado e monitor separados) tendem a ser menos necessários para as atividades corriqueiras como e-mails e redes sociais, porém por mais avançados que estejam os serviços na nuvem, ainda é no computador que nos sentimos mais confortáveis trabalhando com digitação de textos, slides, planilhas, bancos e para realizar várias coisas ao mesmo tempo, também.

A verdade é que a tendência é usarmos cada vez menos aparelhos e termos tudo em um lugar só. Ainda não sei dizer se os celulares vão aumentar de tamanho ou os computadores e tablets diminuírem, ou um pouco de tudo, mas acredito que a tendência seja mesmo a diminuição desses gadgets.

Por ora, fica aqui minha ajuda. Talvez você precise de um, talvez de três, e a necessidade varia por usuário e por família, claro. Tem casa com 10 aparelhos e casa com 1. Qual será sua escolha?


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.