Tecnologia

Como prevenir golpes na internet?


Muito comum atualmente, os golpes na internet vem prejudicando cada vez mais compradores e empreendedores


Redação

29.12.2021

Foto: iStock/Getty Images

Segundos dados levantados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da SSP, em 2020 tivemos uma alta de 265% nos golpes aplicados na internet, abrangendo tanto empresas quanto consumidores.

Entre os golpes mais aplicados atualmente, podemos destacar a clonagem do WhatsApp, fraudes via Pix, sites falsos e perfis fakes nas redes sociais. Todos eles com o mesmo objetivo: enganar consumidores e lojistas e consequentemente causar perdas de dinheiro e produtos.

Gustavo Salviano, CTO (Chief Technology Officer) da Locaweb, explica que ‘’o aumento nesses casos geram um medo cada vez maior tanto em quem está comprando quanto para quem está vendendo. Com o avanço do e-commerce, o fraudador passou a ver a internet como uma forma fácil de conseguir dinheiro. Por outro lado, contamos com técnicas de segurança que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e evitar esse tipo de situação’’.

Abaixo, algumas dicas do executivo:

1 - Senhas fortes

Sequências numéricas, datas de nascimento e nomes próprios são os mais usados na hora de criar uma senha, o que facilita ainda mais o vazamento dela. Ao conseguir a chave de acesso de um determinado site, o fraudador tem mais facilidade para acessar outras contas e informações pessoais. É de extrema importância criar senhas fortes para qualquer ação na internet, combinando números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos.

2 - Sites falsos

É muito comum nos deparamos com sites que se passam por empresas que já existem e usam a credibilidade delas para roubar dados dos clientes. O primeiro passo para se prevenir desse tipo de golpe é chegar a segurança deste site, por exemplo através da URL, histórico, reputação e selos de segurança.

3 - Nunca clique em links desconhecidos

Presente principalmente nos golpes relacionados a vendas e ao Pix, fazer transferências bancárias através de links enviados por fraudadores pode levar a mais situações desagradáveis. Para se certificar de que a compra é segura sempre escolha fazer a transferência de pagamento através do seu aplicativo próprio do banco, assim você evita também expor seus dados na internet e instalar possíveis vírus em seu computador ou smartphone.

4 - Utilize antivírus

Os antivírus são extremamente necessários não só para evitar golpes mas para qualquer pessoa que está conectado à rede. Um bom antivírus é capaz de detectar diversas ameaças que possam expor sua máquina ao perigo. Ele notifica quando encontra algo errado e assim evita problemas maiores.

5 - Mantenha seu computador atualizado

É muito importante que todos os computadores, smartphones e tablets estejam sempre atualizados com as recomendações do fabricante. Instalar as correções recomendadas é uma ótima forma de diminuir os riscos de alguma invasão.

6 - Fique de olho nas suas redes sociais

A clonagem de aplicativos de mensagens instantâneas é cada vez mais comum no mundo dos golpes, os fraudadores se passam por determinadas pessoas solicitando que sejam feitas transferências em dinheiros. Alguns passos são necessários para evitar esse tipo de situação, como habilitar sua foto de perfil do WhatsApp apenas para seus contatos salvos, habilitar o segundo fator de autenticação, não postar números de telefones pessoais em perfis de redes sociais e nunca compartilhar senhas e números de documentos.

É importante lembrar também que ao cair em um golpe na internet o primeiro passo que deve ser seguido é contatar as autoridades e registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito de forma online através do site oficial da Polícia.

Fonte: nr-7comunicacao


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.