Boletim Paralímpico


Mais um dia banhado de ouro; estreia no vôlei com vitória; recorde paralímpico no atletismo e mais...


Matheus Torres

29.08.2021

PETRÚCIO FERREIRA DOS SANTOS é ouro no Atletismo de 100m Masculino T47 - Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 - Estádio Olímpico - Foto: Wander Roberto/CPB

Classificações em outras modalidades e próximas rodadas e disputas na Paralimpíada você acompanha aqui. Confira agora o resumo das modalidades com participação brasileira nos jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Mais um dia recheado de medalhas para a seleção brasileira em solo japonês. Foram nove medalhas, sendo cinco de ouro que fizeram o país dar um salto no quadro de medalhas, da décima para a sexta posição. O desempenho foi puxado pela estreia do atletismo, que somou quatro ouros e dois bronzes A natação completou as conquistas brasileiras com um ouro com Wendell Belarmino, uma prata com Gabriel Bandeira e um bronze com Carol Santiago.

O Brasil estreou com uma vitória no vôlei sentado feminino. Bronze na Rio 2016, as brasileiras venceram o Canadá no tie-break em um jogão de 2h40. Adria da Silva foi a maior pontuadora do Brasil no jogo. O Brasil se garantiu nas quartas de final do goalball masculino. Nesta sexta, os brasileiros arrancaram uma virada diante da Argélia e venceram por 10 a 4. O Brasil tem duas vitórias (bateu também a campeã paralímpica Lituânia) e uma derrota (contra os Estados Unidos). O time feminino do Brasil também buscou uma virada, mas ficou no empate em 4 a 4 diante do Japão. As brasileiras agora estão na terceira posição do Grupo D, com um empate e uma derrota (contra os Estados Unidos) - as quatro melhores equipes avançam às quartas de final.

Foto: Miriam Jeske/ CPB

O Brasil garantiu duas medalhas no tênis de mesa. Catia Oliveira venceu a italiana Giada Rossi por 3 sets a 0 nas quartas de final da classe 1-2 e foi à semifinal. Como não há disputa de bronze na modalidade, ela confirmou presença no pódio. Bruna Alexandre venceu a taiwanesa Lin Tzu Yu por 3 sets a 0 e fechou na liderança o Grupo B da classe 10, avançando diretamente à semifinal. Por outro lado, o vice-campeão da R

io 2016 Israel Stroth tomou uma virada e perdeu por 3 a 1 para o chinês Liao Keli nas quartas de final da classe 7.

Além do atletismo e do vôlei sentado, a sexta marcou a estreia de alguns esportes, como remo, tiro com arco, judô e tênis sobre cadeira de rodas. O destaque brasileiro nessas provas foi Rene Pereira, que venceu sua bateria no skiff simples PR1 e avançou direto à final da classe para remadores com função mínima ou nenhuma função de tronco que impulsionam o barco principalmente por meio da função de braço e ombro. Jane Karla Gogel também teve bom desempenho no ranqueamento do arco composto individual do tiro com arco, ficando na quarta posição e avançando direto às oitavas de final.

No quadro de Medalhas o Brasil continua na 6ª posição, mas agora com 17 medalhas, sendo seis de ouro, quatro de prata e sete de bronze. Fonte: Olympics

Não participou do nosso quiz ainda? Aproveite clicando aqui para responder sobre as 10 curiosidades da história dos Jogos Paralimpicos.

Link do quiz

Fonte de pesquisa: ge.com / CPB / Olympics.com

Fotos: CPB


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.