Boletim Olímpico dia 5:


Brasil nas quartas do futebol; Biles desiste de participar da final individual; nova polêmica brasileira em Tóquio


Classificações em outra modalidades, próximas rodadas e disputas na Olimpíada você acompanha aqui. Confira agora o resumo das modalidades com participação brasileira nesta terça e quarta-feira nos jogos olímpicos de Tóquio 2020.


Matheus Torres

28.07.2021

Futebol

O Brasil vence por 3 a 1 e está garantido na quartas de final contra a . Foto:Reuters / Molly Darlington

Com show a parte do novo artilheiro isolado da competição, a seleção brasileira masculina de futebol venceu por 3 a 1 a Arábia Saudita na manhã de hoje. Com dois gols de Richarlison e um de Matheus Cunha, a equipe Canarinho fica em primeiro lugar do grupo D com sete pontos, sendo duas vitorias e um empate. Garantida nas quartas de final da competição, tem pelo caminho a Espanha, que se classificou em segundo do grupo C, empatando contra a Argentina por 1 a 1. O confronto acontece neste sábado, às 7h (Horário de Brasília), em Saitama.

Simone Biles fora da final

Norte-americana relata um mal estar emocional e desiste da final individual geral da ginastica artística. Foto: REUTERS / Dylan Martinez

Após falha no primeiro salto recebendo uma baixa nota, Simone Biles preferiu se retirar dos outros aparelhos. Segundo ela mesma, essa decisão ocorreu para não prejudicar a equipe em não receber medalha. Na reserva, Biles torceu e vibrou muito com suas companheiras de equipe, porém, viu de lá as russas se sobressaindo e conquistando a medalha de ouro, deixando a prata para as americanas.

A equipe de ginástica dos Estados Unidos publicou uma nota nas redes sociais comentando sobre o caso.

"Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos"

Dessa forma, a atleta Jade Carey que tinha se classificado em nono lugar na classificatória do individual geral, vai substituir Simone Biles na final. A brasileira Rebeca Andrade está na disputa e vai disputar medalha nesta quinta-feira, às 7h50 (Horário de Brasília).

Natação

Leonardo de Deus não vai bem e termina sem medalha nos 200m borboleta. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O brasileiro Leonardo de Deus disputou a final dos 200m borboleta e não foi bem terminando em sexto lugar com o tempo de 1min55s19. Quem se saiu bem foi o húngaro Kristof Milak, que além de ganhar medalha de ouro bateu o recorde Michael Phelps que era de 1min52s03, com o tempo de 1min51s25. Milak já é o dono do recorde mundial da prova com o tempo de 1min50s73. A medalha de prata ficou com o japonês Tomoru Honda, que bateu com o tempo de 1m53s73. O bronze foi para o Federico Burdisso, com o tempo de 1m54s45.

Decepção também para o revezamento 4x100m

Polêmica no judô

Maria Portela é eliminada nas oitavas de final por acúmulo de punições. – Foto: Reuters / Sergio Perez

Na madrugada dessa quarta-feira, uma nova polêmica por eliminação se levantou nas redes sociais. Na luta estava Maria Portela contra a russa Madina Taimazova decidindo quem ficaria com a vaga da semifinal do Judô feminino de 70kg. Bem disputado, o confronto foi até o Golden Score. No terceiro minuto, Maria projetou Taimazova, que tocou os ombros no solo antes de girar e cair de frente, num aparente wazari, porém, o arbitro Everaldo Garcia não deu o ponto e o lance foi para revisão de vídeo que também prosseguiu com a decisão do árbitro. Dessa forma, a brasileira recebeu uma punição por falta de combate pela terceira vez e acabou dando adeus ao jogos.

Nas redes sociais, internautas se comoveram com as lágrimas intensas da gaúcha e mandaram mensagens de apoio e força para a judoca.

Representante brasileiro na categoria até 90kg masculino, Rafael Macedo foi eliminado na primeira luta, com um ippon em 30 segundos.

Vôlei Masculino

Seleção vence de virada o Comitê Olímpico Russo por 3 sets a 1 . Foto - Reuters / Carlos Garcia Rawlins

- Em um jogo bem disputado, o Brasil perdeu por 3 sets a 0 pelo Comitê Olímpico Russo, culminando assim assim, a primeira derrota na competição. Parciais da partida foram: 22/25 – 20/25 – 22/25. O próximo compromisso da seleção é nesta quinta-feira, às 7h40, contra a equipe da Estados Unidos, que vem de vitória contra a Tunísia. Jogo que será decisivo para a classificação para a próxima fase.

Vôlei de Praia e Badminton

Vitória sossegada por 2 sets a 0 contra o Marrocos. Foto - Reuters / Leonhard Foeger

A madrugada não foi feliz para o Brasil no vôlei de praia e no badminton. Nas areias, Ana Patrícia e Rebecca foram superadas pela dupla Graudina e Kravcenoka, da Letônia, por 2 sets a 1 (15/21, 21/12 e 12/15). Com uma vitória e uma derrota, decide a vaga nas oitavas de final na sexta-feira, quando enfrenta as americanas Claes e Sponcil.

No badminton, Fabiana Silva perdeu por 2 sets a 0 (21/9 e 21/10) para a americana Beiwen Zhang e terminou eliminada do torneio com a última posição no Grupo H.

Tênis

Brasil vence de forma sofrida a República Tcheca no tênis de dupla. Foto - Reuters / Piroschka Van De Wouw

A dupla brasileira Luisa Stefani/Laura Pigossi segue surpreendendo no torneio de duplas de tênis. Dessa vez, as vítimas foram as norte-americanas Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula por 2 sets a 1 e estão classificadas para as semifinais contra as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic. Vale a pena lembrar que a seleção chegou até onde está por causa de desistência na chave. Para conquistar a vaga na final do torneio, as brasileiras precisarão vencer as suíças, nesta quinta-feira, com o horário a definir.

Na dupla mista, a parceria brasileira formada por Luisa Stefani e Marcelo Melo deram adeus na primeira rodada do torneio da modalidade perdendo da dupla formada pelo número 1 do mundo Novak Djokovic e Nina Stojanovic por 2 sets a 0.

Tênis de Mesa

Calderano supera marca e vai para as quartas de final. - Foto: Wander Roberto / COB

No tênis de mesa, Hugo Calderano encerrou a participação histórica nos jogos olímpicos de Tóquio. Após derrota nas quartas de finais para o alemão D. Ovtcharov por 4 sets a 2. Além disso, conseguiu superar seu próprio desempenho na Rio 2016, quando parou nas oitavas.

É muita dor, claro. Perder um jogo assim, em uma Olimpíada. Faz parte do esporte, é importante sentir a dor da derrota e voltar cada vez mais forte. Tenho certeza que vou voltar mais forte. É importante sofrer bastante com a derrota, porque aí dá para esquecer mais rápido. Sempre consegui deixar para trás minhas derrotas – disse Hugo.

Canoagem

Mesmo com bom resultado, Sátila fica pelo caminho. Foto: Reuters / Stoyan Nenov

Depois de parar nas semifinais no K1, a canoísta Ana Sátila se classificou a mais uma semifinal na canoagem slalom, desta vez no C1. A brasileira teve a quarta melhor marca das eliminatórias da prova: 109s90. Ela disputa a semifinal na madrugada de quinta-feira, a partir de 2h (horário de Brasília).

O brasileiro Pepê Gonçalves também fará uma semifinal na canoagem slalom, mas no K1. Ele teve o 10º melhor tempo das preliminares, com 92s91. A semifinal será disputada na sexta-feira às 2h.

Vela

Brasileiros caem na classe 49er FX. - Foto: Reuters / Ivan Alvarado

Na vela, foram disputadas regatas em oito categorias nesta quarta-feira, sete delas com barcos brasileiros no mar. Martine Grael e Kahena Kunze ficaram pelo caminho caindo no quinto lugar na 49er FX após seis regatas, três delas disputadas nesta quarta. Na 470, Bruno Bethlen e Henrique Haddad estão em 10º lugar após duas regatas, que incluíram um terceiro lugar na segunda corrida.

Marco Grael e Gabriel Borges estão na 12ª posição após quatro regatas na 49er masculina. Jorge Zarif é 13º na Finn após quatro regatas; Patrícia Freitas está em 10º lugar após nove regatas na RS:X; Fernanda Oliveira e Anna Barbachan estão em 11º lugar após duas regatas na 470 feminina; e Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino estão em 11º lugar após três regatas na Nacra 17 mista.

Tiro com arco e Boxe

Brasileiros estão mandando bem na modalidade. Foto: Toru Hanai/Getty Images

No tiro com arco, Marcus Vinícius D'Almeida venceu dois duelos nesta terça-feira para ir às quartas de final no torneio individual masculino. Nas oitavas, ele superou o holandês Sjef van den Berg por 7 a 1. Ao chegar nas quartas, Marcus D'Almeida conquista o melhor resultado do Brasil na história do tiro com arco.

No ringue, Keno "Marley" Machado passou pelo chinês Daxiang Chen por decisão unânime após uma interrupção médica (um corte proveniente de um choque acidental de cabeças deixou Chen sem condições de continuar). A vitória o classificou às quartas de final.

Handebol

Brasil perde para a Espanha e já soma a terceira derrota. – Foto: Reuters / Gonzalo Fuentes

O Brasil sofreu sua terceira derrota em três jogos na disputa do handebol masculino das Olimpíadas de Tóquio. Depois de ser superado por Noruega e França nas duas primeiras rodadas, a equipe perdeu para a Espanha por 32 a 25 e permanece em quinto lugar no Grupo A da competição. Apenas os quatro primeiros avançam às quartas de final. O próximo adversário da seleção é a Argentina nesta quinta-feira, às 21h e encerra a participação diante a Alemanha no sábado, às 7h30 (horários de Brasília).


Brasil aparece na 18° posição com 5 medalhas, sendo uma de ouro conquistada no surfe masculino, duas de prata conquistadas no skate masculino e feminino e duas de bronze, sendo uma no judô e outra na natação masculina. – Fonte: Olympics

Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.