Boletim Olímpico dia 4:


Ítalo Ferreira é ouro; Medina é “assaltado” em Tóquio; Fernando Scheffer surpreende e garante medalha ao Brasil


Classificações em outra modalidades e próximas rodadas e disputas na Olimpíada você acompanha aqui. Confira o resumo das modalidades com participação brasileira nesta segunda-feira nos jogos olímpicos de Tóquio 2020.


Matheus Torres

27.07.2021

Surfe Masculino/ Feminino

O Brasil conquista a medalha de ouro inédita no surfe. Foto: André Durão

O atleta brasileiro Ítalo Ferreira conquistou na madrugada dessa terça-feira a medalha de ouro no surfe masculino. Mesmo com alguns imprevistos pelo caminho como prancha quebrar e o mar estar revolto, Ítalo conseguiu executar ótimas manobras no mar de Tsurigasaki e venceu o japonês Kanoa Igarashi com folga. No somatório, 15,14 contra 6,60 do rival.

No feminino, a brasileira que chegou mais longe na competição foi Silvana Lima, nas quartas de final. Em seguida veio Tatiana Weston-Webb, até as oitavas de final. O pódio teve: Ouro - Carissa Moore (EUA); Prata - Bianca Buitendag (AFS) e Bronze - Amuro Tsuzuki (JAP).

Gabriel Medina

Brasileiro fica revoltado com notas dadas pelos juízes e fica sem medalha em Tóquio. Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Medina não teve a mesma sorte e acabou sendo eliminado pelo medalha de prata na semifinal. Não só o atleta como também todos os brasileiros que estavam torcendo para Medina ficaram inconformados com as notas dos juízes, beneficiando claramente ao japonês que venceu por 0.24 pontos de diferença. A reclamação se deu pelo fato de que Medina ter feito praticamente a mesma manobra que o japonês, mas receber quase um ponto a menos. Mais tarde, na disputa pelo bronze, o brasileiro novamente foi derrotado por uma diferença mínima de 11.97 a 11.77 pelo australiano Owen Wirght, terminando a participação dos jogos olímpicos de Tóquio sem medalha.

Natação

Brasil é bronze nos 200m livre na raia 8. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O brasileiro Fernando Scheffer surpreendeu e garantiu medalha de bronze nos 200m livre. Scheffer tinha iniciado a disputa na raia 8 (lugar onde atletas com o menor tempo ficam) mas conseguiu uma boa arrancada chegando em terceira posição com um tempo de 1min44s66, ficando atrás dos dois britânicos Tom Dean (1min44s22) e Duncan Scott (1min44s26). Depois de 25 anos, o gaúcho colocou o Brasil no pódio, feito realizado pelo medalha de prata Gustavo Borges, nas olimpíadas de 1996, em Atlanta.

Quem também está trazendo a esperança de um pódio olímpico para o Brasil é o sul-mato-grossense Leonardo de Deus, depois de se classificar nas semifinais com o segundo melhor tempo, atrás apenas do húngaro Kristof Milak, o brasileiro disputa hoje, às 22h49 (Horário de Brasília), a final dos 200m borboleta.

Futebol

As meninas do Brasil vencem e estão garantidas na quartas contra o Canadá. – Foto: Reuters / Molly Darlington

Com vitória magra de 1 a 0 sobre a seleção africana, a seleção brasileira garante a segunda colocação do grupo F e tem pela frente o Canadá. O gol saiu em uma bela cobrança de falta executada por Andressa Alves. A primeira colocada Holanda vai enfrentar a atual campeã e a favorita ao título Estados Unidos nas quartas de final. Sobre a partida, A técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, optou em escalar a seleção mista para poupar algumas jogadoras para a próxima partida. Brasil e Canadá se enfrentam nessa sexta-feira, às 5h da manhã (horário de Brasília), pra decidir quem fica com a vaga das semifinais.

Vôlei Feminino

Seleção vence novamente em um jogo apertado. Foto - Reuters / Valentyn Ogirenko

Brasil vence República Dominicana por 3 sets a 2 e já soma duas vitórias na competição. O jogo iniciou com vitória no primeiro set do time adversário, mas em seguida empatou e virou. No quarto set, o Brasil perdeu com virada no finalzinho, forçando assim o último set. No Tie Break, a seleção venceu no sufoco por 3 pontos de diferença e já está em um bom caminho para a classificação. Parciais da partida foram: 22/25 – 25/17 – 25/13 – 23/25 – 15/12. O próximo compromisso da seleção é nesta quinta-feira, às 7h40, contra a equipe do Japão, que vem de derrota contra a Sérvia, atual líder do grupo A.

Vôlei de Praia

Vitória sossegada por 2 sets a 0 contra o Marrocos. Foto - Reuters / Pilar Olivares

A dupla Evandro/ Bruno Schmidt desbancaram a dupla marroquina por 2 sets a 0, parciais de 21/14 – 21/16, e estão encaminhados para as quartas de final. Em contrapartida, a dupla Alison/Álvaro Filho perdeu para Lucena/Dalhausser por 2 sets a 1, parciais de 22/24 – 19/21 – 13/15.

Já pelo lado feminino, a dupla brasileira Ágatha/Eduarda Santos não conseguiu passar pela dupla chinesa, sofrendo uma derrota por 2 sets a 0, parciais de 21/18 – 21/14. Essa é a primeira derrota da seleção feminina no vôlei de praia, já que venceu a seleção argentina por 2 sets a 0.

Tênis

Brasil vence de forma sofrida a República Tcheca no tênis de dupla. Foto - Reuters / Piroschka Van De Wouw

A dupla brasileira Luisa Stefani/Laura Pigossi derrotou as tchecas Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova por 2 sets a 1 e estão classificadas para as quartas de final contra os Estados Unidos. O jogo foi repleto de emoção e raça, sendo decidido no último set. Vale a pena lembrar que a seleção chegou até onde está por causa de desistência na chave. Para conquistar a vaga nas semifinais, as brasileiras precisarão vencer as favoritas norte-americanas amanhã, às 0h30 (horário de Brasília).

Tênis de Mesa

Calderano supera marca e vai para as quartas de final. - Foto: Wander Roberto / COB

No tênis de mesa, Hugo Calderano e o sul-coreano Jang Woojin fizeram um jogo quentíssimo em Tóquio. Com vitória por 4 sets a 3, o brasileiro se classifica pela primeira vez na história para as quartas de final. Além disso, conseguiu superar seu próprio desempenho na Rio 2016, quando parou nas oitavas. Hugo está a uma vitória para entrar na disputa de medalha olímpica para o Brasil.

Canoagem

Mesmo com bom resultado, Sátila fica pelo caminho. Foto: Wander Roberto/COB

Mesmo conquistando o melhor resultado em Tóquio, Ana Sátila ficou em 13° lugar na canoagem não garantindo vaga para a final. A canoísta ainda tem oportunidade de lutar por medalha amanhã, às 0h50 (de Brasília) para disputar a eliminatória do C1, prova em que foi bronze no Mundial de 2017. Pedro Gonçalves também inicia o páreo no K1.

Vela

As duplas feminina e masculina estrearam na classe 49er FX. - Foto: Phil Walter/Getty Images

Vela estreia bem na classe 49er FX feminino com Martine Grael e Kahena Kunze. Modalidade é uma das esperanças de pódio para o Brasil nos jogos olímpicos. Com um início apagado na primeira regata em 15° lugar, a seleção buscou melhorar e conseguiu a quinta posição na segunda regata e venceu a última regata do dia. Com os resultados, o Brasil está na 3ª colocação geral, atrás apenas Grã-Bretanha, com duas vitórias, e dos EUA, que conseguiram um top-3 e um top-2.

Quem não teve muita sorte na estreia da classe 49er foi a dupla Marco Grael e Gabriel Borges, que terminaram a única regata do dia (as outras duas foram adiadas por causa de previsão de tufão) em oitavo lugar. Na Individual, Robert Scheidt fez duas boas regatas das três disputadas. Na primeira, o brasileiro ficou em terceiro lugar. Na última, ficou na quinta posição. No geral, Scheidt está em terceiro lugar e tem mais seis regatas para garantir uma medalha olímpica na classe Laser masculina.

Na regata da classe Finn, o atleta Jorge Zarif chegou a liderar até a quarta marca, mas acabou desacelerando e ficando com a sétima posição. O velejador ainda tem mais nove regatas pela frente para substituir o resultado ruim conquistado na primeira regata do dia.

Judô

Mais uma chance de medalha desperdiçado. Foto: Reuters / Sergio Perez

Porta-bandeira do Brasil na cerimonia de abertura dos jogos olímpicos e esperança de pódio na modalidade, Ketleyn Quadros, não desempenhou um bom trabalho e caiu na repescagem contra a holandesa Juul Franssen. A judoca dá adeus dos jogos olímpicos e do sonho da medalha com duas vitórias e uma derrota nas eliminatórias. Entre os homens, Eduardo Yudy caiu na primeira luta da categoria até 81kg para o israelense Sagi Muki.

Handebol

Brasil vence e sobe na tabela de classificação. – Foto: Reuters / Gonzalo Fuentes

Destaque da partida a goleira Babi fechou o gol e garantiu a primeira vitória do Brasil sobre a Hungria por 33 a 27 pela segunda rodada do torneio feminino. O próximo desafio da amarelinha é nesta quarta-feira, às 23h, contra a Espanha, partida válida pela terceira rodada do torneio.

Brasil aparece na 14° posição com 5 medalhas, sendo uma de ouro conquistada hoje no surfe masculino, duas de prata conquistadas no skate masculino e feminino e duas de bronze, sendo uma no judô e outra na natação masculina. – Fonte: Olympics

Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.