Animes e Mangás - os embaixadores culturais das Olimpíadas de Tóquio 2020


Entre impressos e animações, quem são os embaixadores e sua importância para o Japão?


Vinicius Serrão

07.08.2021
Imagem: Animes embaixadores dos Jogos Olímpicos/Divulgação

O ano é 2016, o evento mundial de encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro é celebrado, como de costume a chama do espírito olímpico é passada adiante às futuras gerações. Nesse momento, um teaser anuncia mundialmente Tokyo como cidade sede das Olimpíadas de 2020. A passagem não poderia ser mais característica da cultura japonesa quando o primeiro-ministro do país surge emergindo de um cano do jogo Super Mario Bros. Além de carregar em suas mãos o redondo sol nascente e vermelho da bandeira nipônica, o teaser mostrava os principais ícones que marcam a cultura japonesa, entre eles, o Oliver Tsubasa, protagonista do anime Super Campeões, Doraemon, famoso personagem de mangá e Hello Kitty que se tornou um ícone internacional.

O momento é uma forte demonstração do valor e peso sociocultural que esses elementos e personagens possuem para o Japão. Um mês após o evento o país anunciou Goku (Dragon Ball), Naruto Uzumaki (Naruto), Astro Boy (Osamu Tezuka), Sailor Moon (CLAMP), Shin Chan (Crayon Shin-chan) Luffy (One Piece), entre outros diversos personagens de animes e mangás como embaixadores culturais das olimpíadas em Tokyo.

Os personagens carregam os traços e características típicas da personalidade do povo japonês, com sua seriedade, humor, gentileza, determinação e excentricidade. Infelizmente devido à pandemia mundial de Covid-19, as olimpíadas foram adiadas para 2021, entretanto seus ícones representantes e embaixadores permanecem intactos no espírito de seu povo pela competição. A escolha por personagens da cultura pop japonesa foi uma forma de se comunicar com o novo público mais jovem, e se encaixa nos planos do Japão de incorporar os personagens de anime em seus esforços promocionais de turismo para o futuro.

Imagem: Dragon Ball é um dos animes mais amados no Brasil/Divulgação

Goku é o mais conhecido do grupo dos embaixadores. Ele é um guerreiro ingênuo, mas determinado, o personagem principal de “Dragon Ball Z”, um dos primeiros animes populares nos Estados Unidos na década de 1990 e apresentou o gênero a muitos fãs. Usagi Tsukino, cujo alter ego é Sailor Moon, é a estrela de outro anime popular dos anos 1990, e ela atraiu muitas mulheres no que antes era uma base de fãs predominantemente masculina.

Naruto, o personagem principal de uma das séries mais populares do mundo, que aconteceu entre 1999 e 2014, é um adolescente peculiar determinado a se tornar o ninja mais forte de sua vila. Astro Boy é um robô infantil compassivo da primeira série de anime popular na televisão na década de 1960 que inspirou o gênero. Luffy é o personagem principal de “One Piece”, o mangá mais vendido de todos os tempos, com cerca de 490 milhões de cópias vendidas.

A Fundação Olímpica para a Cultura e o Patrimônio (OFCH) contratou a empresa de animação japonesa Studio Ponoc para celebrar o espírito olímpico, envolvendo o público internacional mais amplo e reforçar os laços entre esporte, cultura e educação fundamentais para o Movimento Olímpico. O curta “Folhas do Amanhã” compartilhará mensagens de esperança, paz e solidariedade, e deixará um poderoso legado artístico para fãs de animação em todo o mundo.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.