Jaime Prades expõe obras trazidas da experiência do desapego a tudo que distrai e que desvia a nossa atenção do que é essencial.


Artista plástico apresenta a exposição Sopro, série de pinturas que ancora uma consciência profunda formando um conjunto de extrema delicadeza e invenção.


Cleo Brito

23.04.2021Atualização: 24.04.2021Atualização: 03.07.2021

Jaime Prades, nascido na Espanha em 1958, vive e trabalha em São Paulo desde 1975. Nos anos 80 participou do grupo experimental TUPINÃODÁ fazendo instalações e pinturas nos espaços urbanos.

Artista pleno, ao longo de quase 40 anos de produção, conquistou a liberdade para pesquisa e criação de suas obras. Apresenta um panorama da arte contemporânea brasileira, que dialoga com as questões sociais, ambientais, espirituais e plásticas. Sua arte, além de sedutora e impactante, nos permite uma fascinante viagem pelas suas formas.

Em busca de novas formas para fazer acontecer, apresenta a exposição SOPRO, que o artista descreve como:

“Série de pinturas que ancora uma consciência profunda. Quero dizer que as imagens não representam nada conhecido, não configuram. Elas são como testemunhos de outra percepção da realidade. São formas trazidas da experiência do desapego a tudo que distrai, que desvia a nossa atenção do que é essencial.

Respirar, inspirar, expirar, o fluxo contínuo nessa atmosfera que nos invade e da qual somos parte. Essa troca fundamental que se manifesta no silenciar, na concentração do ateliê. A experiência do artista que sustenta no mundo a capacidade de reduzir, desacelerar, integrar, ouvir, ver… o sopro”.

A curadoria, de responsabilidade de Fábio Magalhães, reúne trabalhos de Prades desde 2018 até agora, formando um conjunto de extrema delicadeza e invenção. O artista navegou no limiar entre ourivesaria, pintura e desenho. Há uma semelhança de procedimentos com a gravura e o metal.

“Ao ver as obras desta exposição noto que algo me faz lembrar a atmosfera de Gustav Klimt, mas devo estar sonhando” — palavras de Fábio Magalhães.

Para os amantes da arte é uma oportunidade de conhecer a exposição na galeria Andrea Rehder, com toda a atenção e os cuidados que o momento pede e em horários agendados.

A arte como sempre presenteando a vida nos momentos mais cruciais da humanidade.

Visite o site: http://andrearehder.com.br/


Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Nota do Autor:

Após a publicação desta matéria, Jaime Prades enviou a seguinte nota: