CCXP 2020, uma das maiores feiras de cultura Pop no mundo é gratuita e vira virtual

por Redação

28.11.2020

Se estivéssemos em um jogo de videogame, a CCXP, uma das maiores feiras de cultura pop no mundo, estaria na fase quase impossível de passar para a seguinte: em meio à pandemia, organizar um evento que só no ano passado reuniu 280 000 pessoas dentro do São Paulo Expo. “Cancelar estava fora de cogitação, assim como realizá-lo presencialmente, consenso até mesmo entre os grandes estúdios de entretenimento”, diz Pierre Mantovani, CEO do festival. “Com a decisão de fazê-lo digitalmente, veio o desafio de transcender qualquer live já vista e com interação ativa do público”, explica. A experiência pode ser conferida a partir da sexta (4) até o domingo (6), na CCXP Worlds, com 150 horas de conteúdo gratuito, grande parte ao vivo e 100% digital.

A solução encontrada para realizar o encontro estava justamente nos games. A plataforma criada pela turma permite que o visitante navegue por um mapa 3D e entre nos “mundinhos”, ou os palcos, onde serão transmitidas as atrações. O disputado Thunder, auditório que no plano físico tem capacidade para 3 500 pessoas que se acotovelam para ver os painéis com os artistas e assistir em primeira mão aos trailers dos lançamentos dos estúdios, vai contar com 100 000 avatares virtuais e com público on-line ilimitado, com efeitos produzidos pela tecnologia Unreal, usada em jogos como o Fortnite. “Buscamos referências em shows, eventos on-line e lives e chegamos a esse formato em que a graça é misturar pessoas reais, que podem interagir, dentro de um cenário virtual, ao vivo”, diz Roberto Fabri, diretor de marketing e um dos idealizadores do projeto. Enquanto o apresentador está em um estúdio, cercado de LEDs e Chroma Key, com o entrevistado on-line, o fã pode vê- los no meio dos efeitos especiais. “Vamos transmitir a vibração marcante para a platéia virtual”, diz Marcelo Forlani, que estréia no papel de apresentador. Um dos convidados desse palco é o escritor inglês Neil Gaiman, que nunca aceitou o convite e finalmente vai participar do evento.

Mapa de navegação. Um passeio pelos mundinhos

“Era impossível tirá-lo de casa e colocá-lo numa viagem de doze horas de avião”, conta Fabri. “Aproveitamos para trazer esses nomes que não podiam vir e sentimos um esforço deles para criar conteúdo diferente”, completa.

O formato on-line engordou o Artist’s Valley, que reúne os quadrinistas e é considerado o coração da feira. “Em média, trazíamos trinta nomes grandes para o palco e, desta vez, participam 146, como Art Spiegelman, além de outros 536 artistas nas mesas”, diz Fabri. O passeio pelo mundo deles é diferente. Cada um terá sua mesa virtual e poderá expor e vender suas obras dentro da plataforma. “Alguns gravaram vídeos sobre seus trabalhos e outros, à parte da programação oficial, poderão combinar lives com o público, transmitidas na sua íntegra.

Já o conhecido desfile de cosplay, que rola no palco Creators, terá cenários produzidos por LEDs, transmitidos no estúdio. “Se o personagem for o Spiderman, por exemplo, colocamos Nova York no fundo. Se for o Batman entre Gotham. Damos ênfase neste momento porque é a hora do evento que todo mundo se reúne”, afirma Fabri.

Para acompanhar a programação é preciso se cadastrar na plataforma gratuitamente. Há também pacotes para aqueles mais aficionados, com direito a receber credencial, ter acesso a masterclasses, meet&greet e itens da feira, com valores de 35 a 450 Reais.

“Chamamos todo esse projeto de CXXP Worlds Betal, para testar o que poderá ser feito presencialmente no ano que vem”, brinca Fabri. “A intenção é que os mundos coexistam em 2021”, completa Mantovani.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo: