Inscrições Abertas: curso gratuito visa diminuir números alarmantes de violência contra pessoa com deficiência


A OSC Turma do Jiló, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, abre 250 vagas para formar gratuitamente profissionais de atendimento ao público na identificação, auxílio e inclusão de pessoas com deficiência vítimas de violência


Redação

01.01.2022

Foto: Crédito: Reprodução

A cada hora, um caso de violência física, psicológica ou negligência contra pessoa com deficiência é registrado no Brasil. Segundo o Atlas da Violência, a maioria dos casos ocorre em casa e com mulheres. O índice é bastante significativo e ainda há muita subnotificação em razão do ato muitas vezes ser praticado por seus companheiros(as), familiares ou cuidadores, além da falta de autonomia de algumas pessoas deste grupo, fatores que dificultam a efetivação das denúncias.

Para promover a redução dos casos, a Turma do jiló, associação sem fins lucrativos que trabalha pela diversidade e inclusão, lança em parceria com a SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, um curso gratuito destinado a profissionais que trabalham no atendimento ao público, para que sejam capacitados a identificar e auxiliar de forma correta e humanizada às vítimas, se tornando a linha de frente na prevenção e enfrentamento à violência contra Pessoas com Deficiência.

A formação irá oferecer a partir dos preceitos da educação inclusiva, os elementos teóricos e práticos necessários para entender o conceito das diferentes formas de violência, como combater a discriminação, identificar o capacitismo, qualificar o atendimento às pessoas com deficiência em diferentes áreas de atuação profissional, fortalecer vínculos e redes de apoio. Além disso, poderão orientar o público sobre os direitos da pessoa com deficiência, canais de denúncia e compartilhar informações e boas práticas que contribuam para o processo de inclusão das pessoas com deficiência.

Todas as aulas serão remotas, realizadas por meio de uma plataforma digital, com espaço para diálogos e atividades em grupo e serão mediadas por especialistas na área de diversidade, acessibilidade e inclusão, formados em Neurociência, Psicologia, Serviço Social, Gestão de Recursos Humanos e/ou Pedagogia.

São 250 vagas e o processo de inscrição fica aberto até o dia 10 de janeiro. O público-alvo são pessoas maiores de 18 anos, que atuam na Cidade de São Paulo. As vagas serão ocupadas preferencialmente por pessoas que trabalham no atendimento de instituições públicas, como por exemplo, profissionais da saúde, seguridade social, conselhos tutelares e segurança pública. As demais ficarão disponíveis para profissionais de instituições particulares e comerciais.

As aulas começam no dia 17 de janeiro e vão até 11 de maio. O conteúdo da capacitação será distribuído no formato híbrido entre aulas síncronas, toda segunda-feira das 8h às 9h30, via Zoom e Google Sala de Aula, e aulas assíncronas serão disponibilizadas para que sejam assistidas livremente na plataforma. O curso tem um total de 40h de formação.

Para se inscrever, basta acessar o formulário no link aqui.

E para saber mais, confira o vídeo abaixo:


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.