Dicas para compras com segurança no Natal

Com a proximidade da data, consumidores ficam mais expostos a riscos que podem ser evitados

Redação

19.12.2021

Foto: Reprodução Internet

O Natal é um dos momentos de maior volume de vendas para o varejo brasileiro. Com a demanda no consumo em alta em razão da proximidade da data, o interesse de criminosos em praticar golpes e fraudes também aumenta.

Mesmo com a reabertura das lojas físicas, boa parte dos consumidores deverá dar preferência a compras online, que ganharam forte impulso no último ano por conta da pandemia. Porém, as ameaças aos consumidores não se restringem ao ambiente virtual. Por isso, além do cuidado durante as compras na internet, a atenção com as compras físicas também deve ser redobrada.

Pensando nisso, seguem seis dicas para ajudar os consumidores a evitarem possíveis golpes e fraudes, seja em compras online ou presenciais:

Para compras na internet:

• Atente-se aos links

Nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp. Para evitar golpes, veja se a informação a respeito dos valores é verdadeira. Para isso, sempre confira o site oficial da loja, digitando o seu endereço no navegador .

• Confira a página em que está antes de preencher seus dados

Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço que aparece no site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.

• Atenção com o pagamento

Utilize o cartão virtual para pagar as compras feitas na internet. É mais seguro e mais prático. Caso pague via boleto ou transferências como TED ou PIX, sempre confira se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada

Para compras presenciais:

• Cheque se o valor está correto

Confira sempre se o valor está correto antes de digitar a senha. Além disso, nunca coloque a senha em máquinas "com defeito" ou que não mostrem o valor e, ao digitá-la, não permita que vejam qual é. Muitos golpes ocorrem no instante em que o cliente digita a senha.

• O cartão é todo seu

Passe você mesmo o cartão nas maquininhas ou, após fazer o pagamento, sempre confira o seu nome no cartão que foi devolvido.

• Use a tecnologia a seu favor

Prefira pagar por aproximação ou usar as carteiras digitais. Assim, você não entrega seu cartão na mão de ninguém e evita que ele seja trocado sem você perceber.

Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção a todos os golpes, que pode ser acessado pelo site oficial.

"As empresas do setor financeiro e o sistema bancário em geral aperfeiçoam constantemente seus sistemas de segurança para evitar golpes e fraudes. Cientes disso, os criminosos atacam a parte mais frágil do elo e buscam a melhor oportunidade, que muitas vezes é o momento de distração das pessoas durante as compras em datas festivas. Desta forma, a atenção dos consumidores ao realizarem as compras de Natal é fundamental para garantir sua segurança e evitar dor de cabeça em um momento que deveria ser apenas de alegria e confraternização", afirma Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.