Foto: Depositphotos
De acordo com as estatísticas, empreender no Brasil é para poucos, geralmente a vida útil das empresas não ultrapassam um século. Por quê? A resposta vai desde a falta de planejamento, excesso de burocracia, falta de conhecimento da área de empreendimentos, forte concorrência, liquidez de caixa até altos impostos, entre outros. De acordo com o IBGE, houve 762,9 mil companhias fechando as portas em 2018. (Veja a integra do documento)
Portanto se você é microempreendedor ou tem uma empresa de pequeno, médio ou grande porte e está com suas bases sólidas e firmes, batemos palmas pra você, pois quem estudou um pouquinho sobre empreendedorismo compreende o tamanho de tal proeza.
E quando falamos de jovens brasileiros que empreendem é mais surpreendente ainda. Por isso, fomos buscar essas relíquias adolescentes e fizemos um breve resumo de cada um deles e seus empreendimentos:
Foto: LinkedIn
23 anos, formada nas Universidades da Bahia, São Paulo, Suiça e EUA. Fundadora da startup Safe Drinking Water For All – SDW de impacto social na área de desenvolvimento de soluções hídricas e de saneamento para populações vulneráveis. Desenvolveu o projeto Aqualuz aos 15 anos de idade, que faz tratamento da água da cisterna com luz solar. Já impactou mais de 1500 brasileiros, desenvolveu um dessalinizador solar (o Aquasolina) e o Aquapluvi (coleta e tratamento de água da chuva para higiene das mãos para populações de rua), tecnologia desenvolvida para combate à Covid-19. Embaixadora oficial do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.
Prêmios: “Mude o Mundo como uma Menina 2019”, o “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade” e o “Jovens Campeões da Terra”, da ONU, “20 jovens inspiradoras em seus 20 anos” pela McKinsey & Company (2019), primeira finalista brasileira do prêmio global Green Tech Award, LinkedIn Top Voices de Sustentabilidade, palestrante TEDx, “As 50 startups que mudam o Brasil” (Exame).
Foto: LinkedIn
20 anos , fundador e CEO do Jovens Protagonistas, startup de impacto social que auxilia jovens empreendedores a empreender. Embaixador do Skolare, área de educação com cursos e assessorias, fundador e CEO do LIst-It plataforma de auxílio de compras de materiais escolares, viagens, excursões, passeios, intercâmbio, uniformes, entre outros. Autor do livro "Empreender grande desde pequeno".
Iniciou sua carreira aos 13 anos ao auxiliar a mãe que era comerciante na área de papelaria e materiais escolares. Prêmio: Forbes “30 under 30”, palestrante no TEDx.
Nota-se características em comum como fazer o que gosta e onde gosta (home office ou viajando), praticar o social monetizando, viajar o mundo, cuidar do mundo (sustentabilidade), da saúde (produtos naturais, esportes), inovação e responsabilidade social de mãos dadas rumo ao futuro.
E vc ainda não acredita na geração Y, Z, Millenials? O/As notáveis empreendedores citados são considerados geração Z (nascidos entre 1997-2010).
Revisão ortográfica: Leilaine Nogueira