Em live o Poder Concept “Conversa com Mulheres” recebe William Ferreira

"A melhor forma de evoluir é quando você ensina"


Bernadete Siqueira

31.08.2021

Relataremos o que William Ferreira Gestor de Pessoas e Coach Comercial trouxe na conversa sobre Inteligência Emocional. Especialista em transformação de pessoas e mudança de vida, busca sempre uma melhor estratégia para atingir uma alta performance, com habilidades em treinamento de vendas, líder em coaching. Com as ferramentas cientificamente comprovadas de coaching e de PNL ele atinge mudanças de crenças e atitudes dos seus clientes. Formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão Estratégia e Negócio e em Teologia.

A base de tudo é a vivência. Quais foram os acontecimentos do teu caminho? Quais foram as coisas que te levaram fazer o que faz? A inteligência emocional no seu ponto de vista, depois de vários estudos e vivência, é quando aprendemos a entender o porquê de realizar e do agir. Hoje as pessoas estão no automático o tempo todo não vivendo o momento presente, por isso agem sem pensar no resultado ou nas consequências, por não ter inteligência emocional. O grande detalhe é que pensamento gera sentimento que gera comportamento que gera resultado e as pessoas não sabem lidar com os resultados e principalmente não assumem que a culpa é dela. Cada um tem a vida que merece, ou seja, cada um tem a empresa que merece. Muitas pessoas querem ter inteligência emocional, mas não querem passar pelas consequências. Ninguém adquire inteligência emocional após ler um livro. Até porque inteligência emocional nada mais é do que o desenvolvimento de novas sinapses neurais que levam a pensar e a compreender as situações de formas diferentes. O empreendedor precisa perceber que se não se cuidar emocionalmente, não conseguirá cuidar do seu negócio, dos funcionários e nem dos resultados daquilo que está prestando como serviço. O grande segredo é reconhecer que as emoções são tão importantes quanto qualquer outra coisa, que precisa para administrar e gerir os negócios. Todos são responsáveis também pelo que fazem. Liderar é servir, estar pronto para entender, compreender, é estar aberto para o outro.

Ao ter Inteligência Emocional a pessoa pensa exatamente antes, durante, depois e ainda faz uma análise da situação. Não precisa sair do sério, ninguém tira o outro do sério, se sai é porque está desequilibrado. Não deve conversar com um funcionário quando se está descontrolado. É melhor se afastar da situação e buscar o controle das emoções. Isso é uma habilidade que se desenvolve, é uma construção que requer prática, da mesma forma com que se desenvolve os músculos do braço, realizando muito exercício. No dia a dia são disparadas várias situações que provam essa inteligência que trazem equilíbrio para levar ao êxito.

O autoconhecimento é o ponto culminante da questão mental, quando se descobre que o melhor amigo e o maior inimigo é você mesmo. Isto significa que ninguém faz nada contra e nem a favor a você. Construindo o caráter, os pensamentos, os valores é que se molda uma liderança, um homem, uma mulher, um empreendedor. Porém, o pior é quando se traz junto os medos, anseios, falhas e fraquezas. Existe o momento que precisa saber por que está o que está fazendo, aonde quer chegar como empreendedor, onde irá colocar mais energia. O grande segredo é ter foco e dizer não para as outras coisas. Como você tem se moldado como ser humano, como empreendedor, como mãe e como o pai, tem feito o que tem que fazer?

O segundo ponto é manter a mente aberta, não estar enraizado nos conceitos, estar sempre pronto para melhorar, evoluir, explorar novas ideias e buscar conhecimentos. Se não houver autoconhecimento, se não acreditar em você quem vai acreditar? É preciso sair da manada para ter alta performance e resultado. Só se tem resultados diferentes realizando coisas diferentes. Tem que trabalhar com paixão. Faça aquilo que gosta, que dá prazer, que leva ao encontro de uma alma leve, são três pilares que precisam ser cuidados corpo, mente e alma. O empreendedor de hoje que não se conectou com a sua alma possivelmente não tem IE. Precisa estar conectado com a sua essência. O ser humano precisa ser reconhecido, e entra no centro do merecimento de coisas boas, fundamental para se chegar a algum lugar. Inteligência é ter uma vida épica, aquela que julga ser a melhor para você. O grande problema é que as pessoas vivem a vida que o outro, acha que será melhor para ela.

William diz que o sucesso está sempre depois do medo. O indivíduo nunca para de crescer, de se modificar, de evoluir, está sempre em busca da perfeição e resultados, contudo esquece de curtir o caminho, o que tem acontecido e de comemorar as vitórias. Ele sempre buscando a melhor versão de si, se tornando quem realmente é, se tornando hoje quem efetivamente nasceu para ser. Poeticamente dizendo, se tornando um diamante lapidado. Então quando o empreendedor pensar em ser melhor em algo, precisa estar pronto para mergulhar dentro de si, buscar a inteligência emocional necessária e saber que terá um caminho a ser trilhado, desafios para criar sinapses neurais e novas trilhas mentais. Quando se deparar com alguma emoção realizará exercícios mentais.

E deixa uma mensagem para o empreendedor, estamos conectados por vibrações da mesma energia. Quando não vibra na mesma energia, não se conecta com a pessoa, nem consegue ficar perto. Diz ainda, que é fundamental refletir que quem fracassa é quem desiste. Portanto, só não irá atingir os resultados se desistir. O mundo está muito crítico e politicamente correto, precisamos baixar um pouco o nível de crítica e curtir mais aquilo que é falado. Quando se comemora falamos posso e mereço mais, está aí o senso do merecimento muito bem claro. Saiba onde quer chegar. E finaliza, se souber aonde quer chegar todos os caminhos te levarão até lá. Uma frase que gosta muito é “Boas coisas acontecem para os que sonham as melhoras coisas”. Comece com a motivação, que é igual a um banho, tem que ser todo dia.


Redes sociais de William Ferreira:

Instagram

Facebook

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.