Idealizadora da marca Estúdio Avelós, atuou como jornalista de decoração da Casa Claudia. Sempre teve interesse em designer têxtil e afinidade com o tecido devido ao seu background familiar: sua mãe era tecelã e a casa de sua avó foi uma inspiração. Eis Zizi Carderari.
Sua mentora principal é a Maureen Bisilliat, criadora da melhor loja de arte popular e artesanato no Brasil, O Bode, de 1972 a 1992, além de ter sido curadora no pavilhão de criatividade no Museu da América Latina. Dona Anésia é sua mestre principal na tecelagem. Ela a ensinou que treino é tudo nessa vida. Fica contente em fazer parte deste legado.
Seu sonho é o Projeto Sertões, desde a Casa Claudia. Este projeto tem como missão resgatar e valorizar nosso artesanato, a arte popular brasileira, ressignificando-os na decoração contemporânea. Já fez algumas expedições: em Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Neste trabalho, há trocas de experiências, de saberes e de fazeres, é um trabalho conjunto.
Ao ir numa expedição, seu objetivo é aprender. No Estúdio Avelós, trata-se de valorizar este saber e fazer tradicionais do país, capacitando mão de obra. O trabalho artesanal tem uma energia incrível, é um corpo a corpo. Zizi comenta que o que interessa é conseguir dar continuidade ao trabalho do artesão.
Sobre ser empresária, pergunta: quem mexe com dinheiro não pode ser idealista? Ela acha que é possível. Pode causar uma divisão, às vezes sofrimento. A logística administrativa é complicada, trabalhosa. Mas arranja-se equipes. Diz que quando está com mais medo, faz a coleção mais louca.
Clique na imagem para assistir a entrevista no canal do Youtube da Poder Concept
Através da Internet consegue vender para países diversos: Portugal, Canadá, Austrália. Para a Alemanha, as vendas são em atacado e destaca que há o interesse dos alemães em saberem quanto ganhará o artista.
Na sua opinião, o Programa Comunidade Solidária, com Ruth Cardoso (1930-2008), foi um bom trabalho com estes profissionais, mas não houve continuidade. A relação dos saberes é antropológico, primeiro cria-se uma relação com o ser humano, para fazer com que ele acredite no que faz, com o que os jovens acreditem, montem o Instagram da mãe que é artista, por exemplo. Algumas pessoas e técnicas estão paradas por falta de recursos. A questão sobre estas pessoas, como diz Zizi, não é de serem excluídas, mas de serem esquecidas.
Não gosta de coisa antiga, sua inspiração é no agora e conseguir trazer ao seu coração as raízes para este agora. Seu verbo é ressignificar. Quando as coisas estão chatas, ela usa o olhar de turista, como diz: penso que sou uma turista e vejo a coisa como tal. Quanto mais vemos coisas, mais apuramos o olhar.
Finaliza com um convite: que todos conheçam mais o Brasil, façam parte do país, tenham a sensação de pertencimento que ela tem. Ir aos sertões, aos interiores. O sertão está dentro de mim, comenta Zizi. Em relação a esse termo, quis imitar Euclides da Cunha (1866-1909), decidiu que também faria o Sertões. E além disso, que deixemos um legado. Podemos seguir os passos de pessoas incríveis que tivemos, como Lina Bo Bardi (1914-1922) e Maureen Bisilliat.
Confiras as redes sociais de Zizi Carderari:
A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.
Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.
Revisão ortográfica: Leilaine Nogueira