Conversa com Mulheres apresenta Sonia Hess

Em live para o Poder Concept “Conversa com Mulheres”, Sônia conta que o elemento principal de um empreendedor é gostar de gente e ter sempre um olhar amoroso.


Cleo Brito01.05.2021

Sônia Regina Hess de Souza, exemplo de empreendedora de sucesso, estudiosa, sonhadora, empoderada e influente que inspirou e inspira muitas pessoas. Natural de Luiz Alves-SC, vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e ex-presidente da camisaria catarinense Dudalina, empresa fundada em 1957 pelos seus pais Sr. Rodolfo “Duda”, pai de alma poeta, e Sra. Adelina “Lina”, mãe empreendedora nata. Sexta filha de uma família de 16 irmãos, sendo 11 homens. Estudou administração de empresas e se especializou em confecção. Trabalhou por 35 anos na Dudalina e no período de 2003 a 2015 assumiu a presidência, quando foi responsável por um marcante crescimento da empresa. Em 2013 a revista americana Forbes a elegeu como a sexta mulher de negócios mais poderosa do Brasil.

O sucesso no empreendedorismo e, principalmente, por presenciar o quanto a sua mãe trabalhava de sol a sol na venda das camisas para sustentar os filhos, a fez tomar para si a missão de vida de investir no terceiro setor, se engajando em projetos sociais com o objetivo de incentivar e promover a transformação e o resgate das classes menos favorecidas e excluídas.

O Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela empresária Luiza Helena Trajano, foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de estimular a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. Atualmente com mais de 150 núcleos e cerca de 86.500 participantes no Brasil e em mais de 30 países, atendendo mulheres expatriadas e com dificuldades. Este movimento carrega a ambição de ser o maior grupo político suprapartidário do país.

Sônia é fundadora e idealizadora do Fundo Dona de Mim, um braço importante do Grupo Mulheres do Brasil, uma iniciativa que tem como meta impulsionar Microempreendedoras Individuais (MEI) impactadas pela crise econômica e social provocada pela pandemia da COVID-19. Na primeira fase, a doação das 64 mulheres resultou em empréstimos, capacitação e acolhimento para mais ou menos 335 mulheres investirem no próprio negócio. Na segunda fase, o apoio do Microcrédito Social do Banco BTG Pactual está possibilitando empréstimos de R$ 3.000,00 para até 1.000 outras mulheres. Por se tratar de um crédito circular, o valor devolvido por cada empreendedora será usado para fornecer novos empréstimos a microempreendedoras em todo o país. A grande recompensa é constatar, através do brilho no olhar dessas mulheres, a transformação com a conquista.

Participante de vários outros projetos como conselheira, Sônia sustenta a bandeira de ajudar ao próximo, especialmente agora em que o problema da fome é tão latente, em todo o Brasil.

Mensagem de Sônia Hess: muito trabalho é fundamental, o elemento principal de um empreendedor é gostar de gente e ter sempre um olhar amoroso, com este espírito, teremos força para buscar o “sim”, pois o “não” já existe.

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.