Conversa com Mulheres apresenta Raquel Brum Pinheiro


Especialista em ajudar lojistas de Shopping Center


Daniela Soares

14.12.2021

Raquel Brum Pinheiro é formada em Direito, sócia da Forster e Mininel Advogados, trabalha com Direito Empresarial e Preventivo. Oferece os cursos ADV Business e Advogando para lojistas de Shoppings Centers. Além disso, seu lazer é ir à praia e também gosta do silêncio para meditação.

Iniciou a advocacia em Shoppings devido à solicitação de um cliente. De acordo com ela, o lojista precisa se adequar ao regimento interno destes centros comerciais, preparar-se e estruturar a empresa para enfrentá-lo e aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas. Assim, criou uma advocacia extrajudicial para as empresas se adequarem à norma específica de cada regimento.

Trabalha-se muito com negociação na área. Para sua fala ter espaço na administração deste negócio, por exemplo, devem confiar nela. E se seus clientes não cumprirem com a negociação, é a Raquel que perde a credibilidade. Portanto, é um conjunto de esforços.

Os conselhos para quem está iniciando um negócio é ter um bom contador, fechar a empresa se não obtiver lucro, ter cuidado com a documentação, não menosprezar a burocracia. E ter uma assessoria que aborda a contabilidade, a gestão e o corporativo. Ela ensina que antes de aplicar o Direito em uma determinada empresa, conheça-a primeiro. Perceba os níveis de consciência do empresário, pois estes influenciam o modo de execução do serviço do advogado.

Para Raquel, uma franquia dentro de um centro comercial sem assessoria é suicídio, isto porque se adentra em dois mundos: da franquia e do próprio Shopping Center. Deve-se entender que ambas as coisas são negócios. Ao empreender no último, avisa, não se deve olhar para ele apenas pela visão do Shopping. Olhe através da visão de outros, seja de franqueados, da assessoria ou de um escritório de contabilidade.

Clique na imagem para assistir a entrevista no canal do Youtube da Poder Concept

O caso mais recorrente nas pequenas e médias empresas é na área administrativa, o que acarreta questões jurídicas: a confusão na contabilidade, na mistura entre pessoal e o profissional. Nesta situação pode-se gerar certo desgosto por parte dos colaboradores, o que, por sua vez, acarreta problemas trabalhistas, impactando o atendimento ao consumidor. Portanto, a estruturação de negócio serve para liquidar o problema já na sua potencialidade. Deve-se plantar as sementes certas nos princípios da empresa. Já nas que atuam em Shopping Center, o caso comum é a falta de conhecimento sobre o empreendimento neste ramo.

Ela diz que as redes sociais são a alforria para os advogados, pois a categoria não pode fazer propostas diretas, de forma que ganharam um palco gratuito, o que nunca acontecera na área da advocacia. Relata que tem duas personas, a primeira é um homem, faixa etária de 35 a 45, é advogado há cinco anos, tem um formalismo, mas não deseja mais os processos judiciais e atuar no contencioso. Está em busca de satisfação profissional. E a segunda é uma mulher, entre 30 a 40 anos, com nível básico de conhecimento sobre empreendedorismo, mas tem sonhos fortes, com ideais definidos.

Finalizada dizendo que empreendedor é todo mundo a partir de uma habilidade, de maneira organizada, produz algo. Empreende-se o conhecimento e as habilidades. Empresário é o empreendedor que faz isso ter lucro. É preciso estar claro se conseguiu-se passar de fase e se não, o que é preciso para tal: quais são as ferramentas, as pessoas e as condições necessárias. E ressalta: nunca se espelhe no palco de outrem para tentar fazer seu bastidor. Inspire-se nos outros, porém, vise seus recursos e coloque em prática.


Confiras as redes sociais de Raquel Brum Pinheiro:

Site | LinkedIn | Instagram | Facebook | Youtube

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo