Profissional autônoma, Paula Moio nasceu em Luanda , Angola, foi criada em Lisboa, mas há 24 anos vive em Londres. Filha de uma geração de guerra, tendo que recomeçar muitas vezes desde aos dez anos, quando chegou a Lisboa. Retorna a Luanda para um novo recomeço e, finalmente, aos 28 anos vai para Londres. Auxiliar executiva de sucesso e profissional motivada, com 36 anos de experiência em suporte estratégico. Em Londres, defende com paixão uma mudança de percepções e reconhecimento do papel de PA / EA¹ tão respeitável e confiável quanto qualquer outra profissão. Trabalha incessantemente para elevar o perfil da profissão administrativa no exigente mercado de hoje, ao lado de uma rede de profissionais com a mesma mentalidade, determinados a quebrar barreiras e estereótipos.
Agraciada com o Prêmio BBC News por sua excelente contribuição para a BBC News / BBC World Service, onde trabalhou como PA ao nível executivo por 15 anos. Sua reputação a atraiu no Linkedin para um cargo de C-Suíte Bilingual EA / Concierge no setor financeiro, trabalhando para um Family Office, onde permanece desde janeiro de 2016. Em 2017, 2018 ela foi indicada para o prêmio We Are the City, Rising Star na categoria EA-PA. Em 2019 ela conquistou um dos cinco lugares vencedores na mesma categoria, o prêmio celebra colaboradoras individuais que representam os líderes e modelos de amanhã. Em 2018, ela recebeu o prêmio Star Award, concedido pela LIFTEFFECTS.org a indivíduos comuns ao redor do mundo que fizeram a diferença na vida de outras pessoas - inspirando e motivando-os a se tornarem versões melhores de si mesmos.
Fundadora do Moyoeno Lusofonando, um projeto sem fins lucrativos e desenvolvido ao lado de cinco mulheres, profissionais incríveis, na formação e capacitação de EAs e PAs na África Lusófona. Levada pela dificuldade de início de carreira, em identificar o caminho certo, criou o projeto para estimular e empoderar outras mulheres que precisam de orientação e um empurrão, através da capacitação. Uma missão de representatividade que carrega com muito amor e competência, realizando o sonho de devolver todo o aprendizado adquirido no exterior, principalmente, às mulheres negras e sem recursos de sua terra natal, a África, as incentivando a acreditar que as barreiras estão em nossas cabeças.
Paula compactua com a filosofia de que o universo conspira para nos ajudar quando tem uma missão forte. A maternidade a ensinou que para desafios intransponíveis é necessária garra. A adaptação em outro país, principalmente como mulher, exigiu resiliência e a fé a levou a vencer num país com códigos culturais a serem destrinchados. O maior orgulho é provar que ser assistente executiva não a inibiu de ser uma profissional global de excelência e de influência no mundo inteiro. Hoje em dia o maior desafio como imigrante é passar a palavra empoderar, mesmo com toda a discriminação racial. Na Inglaterra, identificou que a relação com o racismo é mais sutil, a aceitação e a mentalidade é maior, assim como a inclusão.
A saudade da família foi o maior desafio que acompanhou Paula. Na BBC News, quando exercia funções no serviço mundial para acolhimento de cerca de 1400 profissionais, com 28 serviços de línguas, foi criado um livro de receitas, com o intuito de amenizar a vida de tantos imigrantes. Foram compiladas 99 receitas, com a exigência de que cada receita carregasse uma história. A de Paula evidenciava a saudade.
Com relação ao livro Interculturalidade na Pele, desenvolvido virtualmente em parceria com Claudia Eleutério, Natalie Gampires e Marcela Brito, trata-se de um projeto muito especial, é um consolidar de tudo em termos pessoal e profissional, sob um olhar mais humano com relação à sobrevivência em países diferentes. São quatro mulheres contando histórias de imigração e carreira internacional, envolvendo a adaptação, a fé e a resiliência fora de seu país. Demonstrando uma determinação extraordinária que permite permanecer, vencer e ter sucesso.
Mensagem de Paula Moio: não existe forma de vencer e sim vontade de vencer, o limite somos nós mesmos. A autenticidade é muito importante, seja pessoal ou profissional. Dê sempre o seu melhor, principalmente, quando pensamos que ninguém está nos observando, pois, sempre teremos um retorno que, geralmente, chega indiretamente.
¹PA / EA - Assistente pessoal / Assistente Executivo
Redes sociais de Paula Moio:
A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.
Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.
Revisão ortográfica: Anne Preste