Conversa com Mulheres apresenta Patrícia Liberato

Convidada do evento Poder Concept "Conversa com Mulheres", realizado na semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher.

A comunicação faz parte da vida de Patrícia Liberato - Uruguaiana de Montevidéu. Autodidata, começou sua trajetória profissional como radialista aos 14 anos, quando teve a oportunidade de conhecer uma emissora de rádio, em Itapeva - interior de São Paulo - através de uma amiga que namorava um locutor.


Cleo Brito24.03.2021

No começo da carreira declara que carregou muita pedra, mas com muita espontaneidade, embora tenha tido a oportunidade de ter recebido orientação do radialista Mike Flávio, que tomou seu mestre e amigo pessoal. Não tinha conhecimento do conteúdo dessa mídia, por não possuir um aparelho de rádio, o contato com o universo da comunicação era através da televisão. O programa que assistia era o Super Special - um programa de clipes - apresentado por Serginho Caffé na TV Bandeirantes nos anos 80. Esses dois amigos foram suas referências iniciais. Mas foi com a entrevista de Lulu Santos que realmente sentiu segurança no trabalho que vinha executando e considera ser a melhor entrevista de sua vida.

Posteriormente, se graduou em comunicação e jornalismo e se transformou em uma das mais importantes comunicadoras, além de mestre de cerimônia. Com o surgimento e o sucesso de grupos de pagode passou pela Rádio Transcontinental, onde ficou por 10 anos, acompanhando também o carnaval e suas histórias dos bastidores. Levando para o rádio uma conduta perfeita, seja no entretenimento ou jornalismo foi uma das poucas radialistas a ser entrevistada no programa do Jô Soares, o que ela considera uma coroação pelo seu trabalho. Na ocasião ela o presenteou com um pandeiro PATI, marca desenvolvida em parceria com a empresa GOPE, pela sua identificação e popularidade junto aos grupos de pagode, mesmo não sendo musicista.

Atualmente, na Band FM, ela comemora resultados superpositivos. Nem imaginava que chegaria lá, por inicialmente desconhecer a linguagem do rádio, não sabia, por exemplo, da capacidade de ser uma cabeça de música, que é quando começa a música e já identifica a introdução, antes mesmo do cantor começar a cantar, uma técnica que acabou conseguindo por ter ouvido musical, que já vem de família.

Com a pandemia constata-se que o rádio voltou a ser um importante veículo de comunicação quer para entretenimento ou para atualização das notícias, se consolidando como uma mídia companheira, ampliando sua audiência que era, geralmente, consumida por um público de gerações mais velhas. Mesmo com o podcast, que é um subproduto do rádio, uma plataforma só vem complementar e não concorrer com o rádio, pelo contrário, virou um grande trunfo.

Preocupada com a importância da educação continuada, realizou uma pós-graduação em docência, pela FMU, com intuito de se enveredar por esse caminho tão desejado e incentivado pela sua mãe. O que lhe outorga transmitir a outros as experiências adquiridas em todos esses anos trabalhando com comunicação, inclusive, levar conhecimento sobre empreendedorismo, dentro deste segmento. Um outro caminho a seguir.

Patrícia, carinhosamente apelidada por Pati, apaixonada por sua profissão com a qual construiu a sua vida, conclui: "o rádio foi um presente de Deus".

Referências:

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Geyse Tavares



Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.