Conversa com Mulheres apresenta Míria Tomé


Em live para o Poder Concept “Conversa com Mulheres” entrevista a empreendedora da marca Madame FruFru, a dama das cores.


Bernadete Siqueira26.04.2021

Míria Fernandes Tomé, mineira de Belo Horizonte, em início de carreira profissional se dedicou à Corporação da Polícia Feminina. Aos 23 anos casou-se e com a chegada dos filhos deixou a carreira policial para se dedicar à família. Em busca de uma nova profissão fez vários cursos como cabeleireira, corte e costura, confeitaria, sempre trabalhando em casa. Em 2015 fazia bonecas de tecidos com a irmã e conseguiram expor na Feira Nacional de Artesanato, evento que recebe artesãos do Brasil inteiro. Foi nessa feira que viu um tapete frufru e logo veio à sua memória a lembrança da avó que fazia tapete de retalho.

O trabalho com atividades manuais sempre esteve no DNA das mulheres da sua família. Embora executar a técnica do frufru não é algo que se encontra no YouTube, por exemplo, foi um brotar daquilo que já estava inserido na sua vida, é um conhecimento de alma. Quando senta para fazer o trabalho, brincar com as cores, como ela diz, está honrando todas as mulheres da família.

Em 2016 se dedicou a aprender e a desenvolver os tapetes de retalho e vendia na Feira Livre, motivada pelos elogios da beleza e qualidade dos seus tapetes, participou de vários eventos. Em um encontro, em 2018, com a designer Mary Arantes que realiza eventos na Quermesse de maio que demarcou como um divisor de águas, a sua vida. Foi quando aprendeu a ver o mundo com outros olhos e dar importância à sua marca e também ter uma identidade, através de pesquisas e observações.

Depois desse encontro aprendeu a olhar para a natureza, para o mundo e ao abrir as janelas constatou que há inspiração em todo lugar, suas confecções foram se transformando e trazendo vibrações nas cores. Fez um tapete em que a inspiração era uma foto cheia de pontinhos coloridos e após pronto ficou parecendo um tapete da avó. Naquele momento pode perceber que as pessoas levavam para casa um pedacinho da sua história.

Imagens das redes sociais da Madame FruFru

Quando expor seu artesanato na Quermesse de Maio a convite da sua mentora Mary sentiu que estava no caminho certo, pois passou por uma curadoria e uma seleção e estava afinada à altura da história da quermesse. Foi um sucesso tão grande, pois estava acostumada a vender tapetes na feira e na Quermesse já não tinha mais para vender. Não era só pelo fato da venda e sim pelos elogios que recebia quanto a combinação de cor, a qualidade do trabalho e a memória afetiva que despertava nas pessoas. Nesse momento, Míria sabia que estava no lugar certo com as pessoas certas. A partir desse evento as portas se abriram e foi para a mídia com o seu trabalho tanto no Brasil como no exterior.

Hoje se realiza com o que faz, mas como não para, em 2020 partiu para um novo desafio. Foi cursar psicologia.

Míria deixa seu recado para quem quer empreender, o seu lema é: se está com medo siga assim mesmo, porque o medo tem que ser um aliado. Busque encontrar em tudo aquilo que te faça feliz, não precisa fazer o excepcional, mas se encontre naquilo que fizer, com isso conseguirá melhorar, se adaptar e transmitir para o outro algo bacana. Desafios são bons, não pode ter medo deles. O universo conspira para quem se movimenta, precisamos estar abertos para o novo e também para ouvir as críticas. Descubra dentro de você o que quer fazer, o que gosta, o que pode oferecer, o que sua mãe, o seu pai ou o seu avô fariam. Estimule a força e plante algo novo aí onde está, não desista.

“Se está com medo siga assim mesmo, porque o medo tem que ser um aliado”


Redes sociais da Madame FruFru:

Facebook

Instagram

WhatsApp

Pinterest

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.