Conversa com Mulheres apresenta Jucy Freitas


Em live para o Poder Concept “Conversa com Mulheres” entrevista Jucy Freitas, referência em doces e biscoitos decorados.


06.07.2021

Jucy Freitas uma empreendedora que há 12 anos se dedica como especialista em confeitaria com foco nos biscoitos decorados com glacê real. Antes um hobby, hoje uma profissão que leva muito a sério com dedicação, comprometimento e afeto. Pioneira e referência no Espírito Santo nessa arte. Já realizou cursos em diversos locais do Brasil. Seu propósito hoje é ajudar pessoas a transformar açúcar em arte. Sua base acadêmica é Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial. Com pós-graduação em confeitaria e panificação uniu sua experiência do mundo corporativo e a vivência lhe confere propriedade para conduzir os cursos e a Mentoria Colmeia, para confeiteiras que querem aumentar seu faturamento, dominar a gestão do negócio sem abdicar da qualidade de vida.

Jucy orienta que não adianta focar apenas numa boa receita ou em grandes técnicas; que é um engano da maioria das confeiteiras esquecer da gestão do negócio. Se quer transformar o hobby em atividade de fato, tem que se profissionalizar, faz parte o financeiro controlado e o conhecimento em venda.

Neste período da pandemia, observa mães empreendendo e acumulando a rotina diária, cuidando dos filhos, etc. além de todos os desafios que englobam ter um negócio. Há necessidade de ter foco na administração da rotina e na distribuição desses papéis, que são desafios para as mulheres. E a mulher que consegue equilibrar todos esses papéis se destaca.

Para empreender no segmento da confeitaria, o primeiro passo é ter a definição do cliente ideal, é crucial definir para quem é o produto e quem paga por ele. Não é simplesmente fazer a receita e oferecer para todo mundo, principalmente em se tratando da confeitaria artística onde não se trabalha só o açúcar e sim uma obra de arte, isto tem um valor agregado.

Muitas confeiteiras têm medo de colocar um preço justo, pois o que impacta no valor da confeitaria artística, especificamente, não é o custo da farinha, ovo e a manteiga é a hora de trabalho que muitas não colocam e isso tem um impacto de valor. E vem junto o medo de vender e de se posicionar, porém, quando começa a estudar gestão do negócio, entender o cliente ideal e precificar, significa dizer que esse medo vai se dissolvendo, porque se ancora em conhecimento e tem como justificar por que está cobrando aquele valor.

A mentora Jucy afirma que quando se encara como empreendedora de fato, faz parte ter metas; definir quanto quer faturar por mês ou por semana e ter isso como objetivo. Quando começa a colocar meta constata o resultado. O dinheiro é consequência das atitudes e a métrica é para saber se realmente está tendo um resultado efetivo.

Todas as empreendedoras são capazes de ter resultados e saber o quanto quer faturar é que faz sentido. A partir do momento que passa a acreditar em si mesmo isso reverbera.

A entrevistada atua na Mentoria Colmeia desde maio de 2020, porém, desde 2018 já levava grupos de voluntários para encontros sobre empreendedorismo. Com a pandemia foi procurada por uma avalanche de alunas de curso de técnicas de receitas, o que deu um gás para criar a Mentoria Colmeia que não é voltada para tratar de receita e nem de técnica e sim o que fazer com isso e transformar em negócio de fato. Desde maio do ano passado já conta com mais de 100 mentorandas com inúmeros casos e todas têm resultados, não somente em números como em qualidade de vida.

Há muito amor na mentoria e as transformações acontecem de fato, não é só o dinheiro como consequência, mas a possibilidade em ajeitar a vida dessas mulheres, ao mesmo tempo, atuar no resgate desse poder pessoal.

Reafirma ser preciso saber o seu público, elaborar um preço justo, ter o medo ancorado e ganhar dinheiro, tudo isso com foco no produto. Seja para empreender em qualquer área é preciso saber qual é o DNA para imprimir na sua receita, observar onde está o tempero que o fará ser único e ter um diferencial em relação ao negócio do outro. Dessa forma não tem concorrente que te segura. Simplesmente segue porque sabe que está certo. A sabedoria dentro da sua alma.


Contato e redes sociais de Jucy Freitas:

Site

E-mail

Instagram

Facebook

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.