Maíra Costa e Janete Costa (Foto: The Girls on The Road)

Conversa com Mulheres apresenta Janete Costa e Maíra Costa

Em live para o Poder Concept “Conversa com Mulheres”, realizado no Dia Internacional da Mulher, Janete e Maíra encantam e ensinam experiência social no empreendedorismo.


Bernadete Siqueira30.03.2021

Janete vem de uma família onde o conhecimento tem um valor absoluto, traz em sua bagagem experiência na área da educação e tecnologia. Cursou Tecnologia em eletrônica digital, tem mais cinco graduações e licenciaturas. Fez vários cursos – 280 certificações. Depois de aposentada começou a estudar Teologia para aprender a refletir. Hoje é uma empreendedora.

Maíra cursou Tecnologia na Poli-USP, fez especialização em qualidade e produtividade, trabalhou quatro anos na Itália. Nos últimos anos atua em gestão de projetos e é empreendedora.

O que era uma brincadeira de criança virou um negócio aliado ao prazer de trabalharem juntas, Janete e Maíra são empresárias no ramo de alimentação.

Investiram em um restaurante cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU com a proposta em trabalhar com geração de renda, com mulheres imigrantes e gerando impacto social, essa iniciativa se ajustou ao modelo de negócio que queriam e entendiam que deveria ser. Segundo Janete, dar oportunidade para mulher imigrante é poder participar da construção e do fortalecimento dela, e isso não tem preço. Acredita que para ter uma sociedade melhor precisa ser protagonista no processo de mudança.

Buscaram mentoria e perceberam o quanto isso foi transformador e importante para ajudar no processo de impacto social, na criatividade e na economia colaborativa, que são os pilares para o sucesso. Receberam quatro prêmios por empregar mulheres imigrantes e um deles internacional.

Inicialmente, Janete ficou dois anos realizando um plano de negócio, participando de todas as formações no Sebrae e recebeu mentoria do programa desta instituição. Depois desses anos se reuniram com um grupo de 30 empresários do ramo de alimentação, e com isso passaram a negociar as compras, ganhando por escala.

Relataram que quanto ao modelo de negócios foi difícil pensar qual seria o melhor e mais do que isso, às vezes cria-se um modelo só para entender e ele vai transformando conforme a necessidade. Iniciaram com um delivery de alimentação saudável: salada em pote, e no inverno optaram pela sopa, até se consolidar também como empresa para eventos corporativos e dessa forma foram agregando mais e novos serviços de mercado.

Literalmente, colocaram a mão na massa, estruturaram tudo, definiram o persona, o processo de vendas, tudo estava indo bem e aí chega a pandemia. Foi preciso revisitar, estudar e mudar e também ser flexível, pois reestruturar algo em consequência de um fator externo é necessário ter velocidade e habilidade para transformar a situação.

Elas afirmam que é muito importante definir o modelo de negócio e ao mesmo tempo, entender que isso não é fixo. Todo plano é passível de mudança, precisa saber que em algum momento pode ser totalmente transformado. Lembrando que ao construir um plano já é o caminho do aprendizado. Então, quando necessário recorrer a um modelo de mudança, o caminho já estará feito, não será preciso trilhar tudo novamente. É extremamente importante documentar tudo e deixar estruturado, assim ao colocar no papel consegue se pensar e visualizar.

Voltando para o momento de pandemia, Janete e Maíra contam que saíram totalmente da zona de conforto. Foi um pouco frustrante, pois estavam projetando um crescimento muito grande para 2020. Haviam participado do programa de formação "Empreender com Impacto" no final de 2019 e ganharam na versão Brasil e depois foram disputar na Argentina com empresários da América Latina. Nestas participações receberam da banca um feedback sugerindo que deveria ter um modelo mais escalável. Para entender tudo isso foi necessário, mas não fácil, dar dois passos para trás e para depois poder dar dois para frente. Acabaram entrando em dívida, perderam tudo o que tinham conquistado e hoje entendem que são ossos do ofício de um empreendedor. Por vários dias achavam que seria o último dia do restaurante, foram tentando e usando a criatividade até terem uma série de insights para remodelar o negócio e assim foram em frente.

Maíra é membro fundadora de Líderes da Rede do Facebook e dona do programa “Ela faz história”. Explica que o programa de líderes é para fomentar o empreendedorismo e fazer conexões entre empreendedores. O programa “Ela faz história” onde é embaixadora, o objetivo é mostrar a potência feminina, principalmente no empreendorismo e está super ligado à sua própria história e diz “tendo a Janete como mãe, não dá para ser diferente”.

Mãe e filha deixam uma mensagem para quem quer empreender: se não sabe por onde começar vai ao SEBRAE; se baseie em números para que sustente a sua decisão; pesquise profundamente o segmento de interesse. Alertam que ao empreender não irá fazer o que gosta e sim o necessário. O que é extremamente importante é ter um plano de negócio que oriente e busque capacitação constante.


Contatos da Free Soul Food:

Site

E-mail

Facebook

Instagram

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Geyse Tavares



Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.