Conversa com Mulheres apresenta Cyntia e Marcia


Ressignificar o envelhecer


Daniela Soares

09.11.2021

Amigos da Hora nasceu através da amizade de duas mulheres. Por um lado Cyntia Tanuri Rodrigues, publicitária; do outro, Marcia Rabelo Teixeira Salmen, odontologista. A preocupação de ambas por um processo de longevidade diferenciado no mercado deu luz ao projeto, através de ideias e sentimentos, além da percepção que as oportunidades para o público longevo eram limitadas. Conheceram-se através de amigas em comum e perceberam quantas similaridades compartilhavam. E como os seus familiares também sofriam com isso, assim desejavam impactar positivamente a vida daqueles que querem envelhecer felizes e saudáveis. Marcia, por exemplo, dedicou os últimos cinco anos de sua carreira odontológica ao atendimento de pacientes especiais. E afirma como isso refina nosso olhar em relação ao cuidado, poder olhar detalhadamente para os mais velhos.

A plataforma do projeto é amigável e oferece serviços online e presenciais diferenciados para o público 60+, abrangendo quase todas as necessidades, algumas aparecem de acordo com as especificidades da região ou comunidade dos usuários. Entendem o contato pessoal como deveras importante, mas ainda não possuem profissionais ou parceiros que façam projetos de socialização com eventos presenciais, como caminhadas, passeios e viagens.

Ressaltam que durante a jornada, a maior contenda foi a implementação do projeto, sendo o papel da assessoria fundamental nessa etapa, para a partir daí visualizar desafios, os pontos positivos e os passos que deveriam ser dados. Cyntia pontua que a execução também é dificultosa, pois a inovação em si o é. Mas é um trabalho gratificante. As pessoas que encontraram pelo caminho abraçaram a causa, apesar de que algumas parcerias foram deixadas de lado por não atenderem o público que almejam.

Clique na imagem para assistir a entrevista no canal do Youtube da Poder Concept

Marcia observa que existe o limite intrínseco, relacionado à condição física da pessoa; e o limite extrínseco, relacionado às condições externas. Dessa forma, pretende-se desmistificar o limite imposto pelo segundo tipo: Amigos da Hora surge como uma ponte, portanto, para vislumbrar uma continuação do caminho para os longevos, para que sejam ativos e contribuam para a sociedade. A vida não se encerra ao atingir-se certa idade. É importante planejar-se, visando a autonomia. Como ela diz, “envelhecer é uma arte”.

Por fim, desejam expandir a nível nacional para o fortalecimento da Comunidade 60+ que existe dentro do site do projeto, mas uma expansão com cuidado para com as particularidades de cada região do país. Os serviços presenciais atualmente abrangem as regiões de Barueri, Santana de Parnaíba e Alphaville no Estado de São Paulo, enquanto que online já há cobertura nacional.

Cyntia diz que em relação aos nossos sonhos, devemos acordar e colocá-los em prática e o mesmo se tornará realidade. Já Marcia pontua o despertar para a vida, de colocarmo-nos em movimento, e finaliza citando Cora Coralina: “O tempo muito me ensinou, ensinou a amar a vida, não desistir de lutar, renascer na derrota, renunciar às palavras e pensamentos negativos, acreditar nos valores humanos e a ser otimista, aprendi que mais vale tentar do que duvidar, que o que mais vale na vida não é o ponto de partida, e sim nossa caminhada”.


Confira as redes sociais:


Amigos da Hora:

Site | Instagram | Facebook


Instagram da Cyntia

Instagram da Marcia

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Leilaine Nogueira


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo