"Viva uma experiência além do sorriso!"

Conversa com Mulheres apresenta Cristina Rodrigues

Em live para o Poder Concept “Conversa com Mulheres”, Cristina encanta ao compartilhar suas experiências no empreendedorismo.


Lala Evan12.04.2021

Cristina Rodrigues, dentista formada pela USP, especializou-se em gestão empresarial na FGV São Paulo, protagonista do canal Empreender no Odonto no YouTube, ministrou aulas de gestão odontológica e gestão de pessoas na UNIP.

Atualmente encabeça o desenvolvimento odontológico e comercial do portal Salutem Plus e atua na estruturação de missões de inovação em saúde pela Health Nova Rubi, além de ser fundadora da Odonto Hi Clínicas de Alta Performance.

Cristina, comenta que sua paixão sempre foi a odontologia. Como profissão autônoma entendeu que o fato de ter um consultório já era empreender, enxergou que esta lhe permitiria desenvolver-se em qualquer habilidade, de uma trajetória social ao técnico e ao executivo.

Com isso conseguiu desenvolver uma carreira próspera, chegou a um patamar onde pouquíssimas pessoas conseguem chegar, e aos 30 anos já tinha uma situação financeira e profissional bem definida, com pacientes fidelizados e uma equipe em sintonia. Mas faltava algo, que é muito valoroso para ela, era justamente um novo "desafio".

Surge um novo "starte", e como tinha um sólido conhecimento, transformou a inovação no seu grande "porque". Avaliou novas alternativas e decidiu negociar sua saída da clínica em que trabalhava, apesar de ter adquirido muito aprendizado, não tinha mais o brilho.

Comenta que foi como um divórcio litigioso, pensou que seria amigável, mas, não aconteceu porque ela era porta motriz, naquele momento, então o impacto foi grande.

Iniciou um novo ciclo, montando um canal no YouTube, dando palestras e cursos sobre como administrar um consultório. Entendeu que era o momento de usar as suas habilidades e conhecimentos, desenvolvendo algo que tivesse tudo a ver com que realmente acreditava.

Após profunda análise, conseguiu estruturar um projeto que estava alinhado com o que se pode aprender em outros países, e o que poderia implementar no Brasil.

No campo da tecnologia que mais a impressionou foi o da China, e o sistema de inovação e saúde do Canadá, que lhe inspiraram, pois nesses países construíram toda tecnologia de um país empreendedor.

Idealizou o modelo de negócio como parte inicial da coluna vertebral de qualquer setor, o pilar é a responsabilidade, porque até para delegar para alguém seria preciso estruturar e validar todas as etapas, desde financeiro contábil até o atendimento.

Houve uma sucessão de desafios, a primeira delas foi montar um modelo de negócio voltado para Clínica Odontológica em uma cidade de interior, São José dos Campos, o estudo teria que ser bem estruturado, pois a porcentagem de habitantes é diferente por exemplo de São Paulo. Foi preciso trazer uma bagagem de análise empreendedora, assim como um estudo de captação de clientes, pith, etc, enfim, toda a construção necessária para ir com o menor número de risco possível.

A clínica foi idealizada para ser implantada em shoppings centers, visualizando sempre o conforto e a segurança dos pacientes, com conceito de parcerias com dentista-sócio para a gestão de relacionamentos e com atendimento humanizado. Os pacientes devem se sentir acolhidos, transmitindo essa cultura para a equipe com processos estruturados, para então buscar investidores.

Conseguiu um ponto em um shopping em São José dos Campos, com um perfil familiar, isto trouxe muitos incentivos e ajuda no marketing de visibilidade, fato que traz repercussão e tem o lado positivo que é de estar em um ambiente mais seguro, onde tem muitos escritórios comerciais e possui um ambiente arejado.

Mas, devido a pandemia, o shopping fechou e ela teve que se reinventar através do marketing digital, focando nas redes sociais e anúncios no Google Apps e parcerias comerciais.

Hoje o desafio é manter uma equipe enxuta pela demanda reprimida, por conta da pandemia, e manter a cultura dos processos tendo como resultado uma saúde financeira, pois tem responsabilidade também com os investidores.

Cristina concluiu dizendo: "não deixe o medo te paralisar. Acredite na sua essência, porque o empreendedor não está sozinho. Converse com pessoas que já atuam no setor que você quer empreender e vai perceber que as histórias são comuns, que as batalhas são comuns e que o ambiente empreendedor é muito colaborativo. ”


Redes sociais de Cristina Rodrigues:

Site

Instagram

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Bernadete Siqueira


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.