Conversa com Mulheres apresenta Cristina Borges


Não queira que os outros comprem aquilo que você não acredita ter.


Daniela Soares

22.09.2021

Cristina Borges é mãe, avó, já foi lojista e é empreendedora no ramo de representação comercial. Acredita na soma de experiências, ideias, realizações e vontades para compartilhar com o público 60+, fundadora do Projeto Plena Idade. Sua educação formal foi interrompida por obstáculos concernentes à vida pessoal. No entanto, acredita que a vida é nossa maior escola. A trajetória percorrida por Cristina encerra inúmeros obstáculos vencidos, sendo estes e suas experiências de vida impulsionadores na realização do seu projeto e sua visão sobre empreendedorismo feminino 50+. O exemplo de sua família com pessoas 60+ que continuaram ativas foi outro fator motivador para o desenvolvimento de Plena Idade, para demonstrar que há muito o que se viver.

Trabalhou desde seus 15 anos e permanece ativa com o objetivo de sempre continuar aprendendo. A importância da aprendizagem contínua é enfatizada por ela, consciente do papel que a educação possui na manutenção de nossas atividades e, principalmente, na autonomia dos 60+, pois enxerga uma vida ativa indispensável mesmo depois da aposentadoria. Portanto, aconselha a este público, com ênfase naqueles que mantiveram um trabalho fora de seus horizontes de interesses primários, visando a manutenção de suas necessidades, que façam uma reengenharia dos seus momentos e objetivos; voltando-se ao trabalho, mas direcionados para algo que os motive.

Em sua trajetória, assim como as nossas, há um antes e um depois. Considerava-se antes de 2010 muito perfeccionista, no entanto, posteriormente a esta data, ao enfrentar algumas cirurgias concernentes ao aneurisma cerebral, sua perspectiva mudou. Compreendeu que não era necessário seguir com aquele comportamento e poderia pegar mais leve. Tal circunstância gerou uma reflexão para Cristina: as coisas são como são e não como gostaríamos que fossem. A partir de sua força, de dentro para fora, reaprendeu a andar, refletiu e continuou consciente da importância de aprender diariamente, pois o saber é bem-vindo. Como dizia sua mãe: conhecimento não ocupa espaço.

Com a criação do Projeto Plena Idade e com seu desenvolvimento, ainda havia um obstáculo a ser vencido em sua aventura: as redes sociais. Por mais que o projeto já tivesse saído da gaveta, ela postergou. Como podia aquela mulher conquistadora de tantas vitórias ser intimidada por meras ferramentas tecnológicas do século XXI, quando, em sua vida, presenciara e enfrentara dramas e tragédias universais da história humana? Mas ela venceu. Começou primeiro no Youtube e depois no Instagram. Avanço com o projeto, mitigando o medo dessas novas ferramentas. Ela assumiu o risco.

Em relação ao empreendedorismo feminino 50+, observa que mulheres do seu convívio com poder aquisitivo maior estão mais presentes no mercado, mesmo não precisando, elas têm mais desejos de fazer algo do que aquelas com menor poder aquisitivo, pois as últimas, mesmo que decidam empreender, são tolhidas pelo medo do risco dos negócios, sobretudo por não possuírem um respaldo econômico caso os riscos e perdas venham a se concretizar. Além disso, levam-se em conta os inúmeros impostos, por exemplo, sobre o microempreendedor, e que na sua opinião, são estes que carregam o País, situação que necessita mudar. Tal circunstância gera o entendimento de que ganhar menos é melhor e mais seguro do que ser seu próprio patrão.

A nossa maior escola é nossa vida. E as experiências de Cristina demonstram o fato. Além de sua trajetória como empreendedora, permeiam curiosidades em sua pessoa, como ter pilotado um barco ou seu conhecimento do Pantanal. Para ela, este é o lugar para ficarmos mais próximos de Deus. Diante desta conjuntura surgem alguns conselhos àqueles que querem, pretendem ou já empreendem: é preciso acreditar na sua força e na sua potencialidade, acreditar em si. E sempre haverá barreiras para vencer, assim, vistam-se de integridade, calcem seus melhores costumes, coloque gotas do melhor perfume e arrasem!


Confira as redes sociais de Cristina Borges:

Plena Idade

Facebook

YouTube

Instagram

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.